A COVID-19 colocou em evidência a necessidade de hábitos de higiene rígidos. Mesmo com a retomada total das aulas presenciais não estando exatamente próxima, muitas escolas passaram a receber alunos, em quantidade reduzida, para atividades extracurriculares. Por isso, a higiene do ambiente escolar se tornou uma pauta muito importante.
Neste artigo, você vai saber os principais pontos de atenção para manter o ambiente da escola seguro para alunos, pais, cuidadores, professores e outros profissionais.
A limpeza de equipamentos e superfícies compartilhadas
Além dos hábitos de higiene pessoal precisarem ser reforçados, é fundamental que a própria instituição de ensino se encarregue da esterilização, limpeza e manutenção do ambiente compartilhado.
Mesas, cadeiras, bebedouros bem limpos, higienização de calçados na entrada, álcool em gel disponibilizado nos ambientes e medição da temperatura de todos os alunos é a base da prevenção ao vírus e redução do risco de contágio.
A organização da infraestrutura escolar como fator auxiliar a higiene do ambiente
Em uma cartilha divulgada pela UNICEF, a organização do ambiente e gestão da quantidade de pessoas é extremamente recomendada. Além de modificar a estrutura da escola, como distanciamento de cadeiras, é preciso estipular um número máximo de pessoas por salas, assim como escalas de horários diferentes de equipes e turmas.
Mas não é apenas isso, para manter a higiene do ambiente escolar, a UNICEF também recomenda que as instituições:
- realizem treinamento de funcionários para implementar melhores práticas de higiene;
- orientem todos os presentes sobre os sintomas e como proceder caso qualquer um apresente-os;
- enfatizem a importância da lavagem de mãos, uso correto de máscaras e cobrir boca e nariz ao espirrar ou tossir.
O treinamento da equipe limpeza ou contratação de um serviço terceirizado
Além de aumentar a frequência da higiene ambiental, é muito importante que as escolas contem com equipes de limpeza treinadas. Veja as qualidades de uma limpeza de ambiente eficaz, seja ela terceirizada ou não:
- agilidade, eficiência e qualidade;
- coleta frequente de lixos;
- higienização frequente de sanitários, chão e superfícies;
- uso de produtos biodegradáveis (especialmente para escolas que recebem crianças pequenas).
A retomada das aulas presenciais exige uma segurança e atenção rigorosas. Por isso, não deixe de conferir mais dicas relacionadas ao assunto aqui no blog da Gocil, afinal, somos especialistas em diversos tipos de segurança!