Nós, da equipe da Gocil, possuímos mais de 20.000 colaboradores e, até hoje, atendemos mais de 10.000 postos. Para estarmos sempre alinhados com nossa missão e valores, a inteligência emocional é trabalhada desde a contratação até o momento em que o colaborador começa a trabalhar in loco.
A inteligência emocional é um conceito na psicologia baseado nos seguintes pilares:
- controle emocional;
- automotivação;
- empatia;
- saber se relacionar.
Neste artigo, você vai saber como a Gocil trabalha esse conceito no dia a dia e também na capacitação dos seus colaboradores. Boa leitura!
A importância da inteligência emocional para a Gocil
A Gocil possui um catálogo de treinamento com tópicos detalhados sobre gestão de conflitos. A empresa leva o assunto muito a sério, como algo fundamental para a segurança, orientando sobre atitudes que podem agravar ou amenizar situações.
Tudo isso não envolve apenas segurança patrimonial. Para equipes de limpeza e zeladoria também é essencial que o time obtenha a técnica para manuseamento e tratativa de equipamentos.
Outro pilar importante é o senso de equipe. Em um exemplo prático podemos citar o livro de ocorrência dos vigilantes. Eles devem preenchê-lo no final de cada turno para que o próximo colaborador já comece o seu turno ciente das ocorrências e, assim, esteja mais preparado.
Por fim, outros pontos fundamentais em nosso time de colaboradores são:
- simpatia, tranquilidade e educação;
- dedicação e atenção;
- equilíbrio emocional e também na comunicação.
Como a Gocil treina os funcionários para exercer a inteligência emocional
A Gocil foca em três ações fundamentais na capacitação dos seus colaboradores, sendo:
- avaliação de reação;
- gestão de conflitos;
- inteligência emocional.
No caso específico de inteligência emocional, trabalhamos com a apresentação de cases e vídeos em que nosso time de capacitação estimula debates e análises sobre as situações ali apresentadas.
Pode acontecer também treinamentos individuais de gestão de conflitos quando há o caso de ocorrências específicas.
Nosso cronograma de treinamento é realizado entre duas a quatro vezes ao ano, dependendo sempre das necessidades específicas de cada cliente.
Além de ser sempre in loco, ou seja, o treinamento (seja de Gestão de Conflitos, Procedimento do Posto ou Trabalho em Equipe)ocorre sempre conforme a estrutura do próprio local, seja shopping, prédio empresarial, hospital, instituição financeira ou condomínio residencial.
Com exceção da teoria, há o procedimento técnico de capacitação. Esse é voltado para meios de abordagem — no caso de seguranças ou vigilantes — imobilização, busca, prevenção e prisão em flagrante.
Como é o relacionamento entre o colaborador e a Gocil
A inteligência emocional não se aplica apenas entre colaboradores e clientes, mas também entre a Gocil e colaboradores. Veja como:
- assistência social: possuímos uma equipe voltada para atender o colaborador em quesitos sociais e pessoais. O atendimento é individual e aborda assuntos como problemas familiares, financeiros e de saúde;
- campanhas internas: datas importantes como Setembro Amarelo, Outubro Rosa e Novembro Azul também estão sempre em pauta.
Agora que você já compreendeu como o time da Gocil se torna altamente capacitado para atender o seu patrimônio, entre em contato conosco e solicite uma proposta comercial!