Tecnologia e Inovação, mais Segurança para o seu Negócio: Gocil.

O Que É E Como Escolher Um Sistema Para Segurança Eletrônica CFTV

o-que-e-e-como-escolher-um-sistema-para-seguranca-eletronica-cftv

O sistema de segurança eletrônica CFTV (Circuito Fechado de Televisão) se faz necessário para patrimônios que precisam de vigilância feita por câmeras distribuídas e conectadas a um sistema central. Mas, para ter o ambiente monitorado e protegido 24 horas por dia por equipamento de qualidade — e instalados por profissionais — é preciso saber fazer a escolha certa. Veja como!

O que é o sistema eletrônico CFTV?

O sistema de segurança eletrônica CFTV é um conjunto de câmeras e televisores localizados estrategicamente em um local. O objetivo é fornecer um monitoramento completo de um patrimônio, seja público ou privado, e proteger de atos de vandalismo, comportamentos indevidos e outros incidentes que colocam a segurança do ambiente em risco.

Além de proporcionar seguridade, o sistema CFTV também pode ser utilizado para segurança do trabalho, fins ambientais e outros tipos de vigilância que ajudem a assegurar o bom comportamento das pessoas e também organização de empresas, hospitais, escolas e empreendimentos comerciais.

Os equipamentos que compõem esse sistema vão depender bastante das necessidades do seu patrimônio e também do seu objetivo. Mas, de forma geral, é composto por:

  • equipamentos de captação de imagem e/ou áudio: como câmeras analógicas ou digitais e também microfones;
    cabeamento: que irá variar entre cabos coaxiais (para sistemas analógicos), cabos de rede UTP ou de fibra-ótica (para sistemas digitais);
  • equipamento para armazenamento: para ter as gravações disponíveis para eventuais consultas, o sistema poderá vir com DVR (Digital Vídeo Recorder) ou NVR (Network Video Recorder).

Como escolher o sistema de segurança eletrônica CFTV?

A primeira coisa a ser feita na escolha de um sistema eletrônico CFTV é saber se irá contar com sistema analógico ou digital. As diferenças entre esses dois tipos são:

  • sistemas analógicos: o equipamento é conectado por dispositivos DVR, por cabos coaxiais (constituído por um fio de cobre condutor revestido de material isolante e rodeado por uma blindagem) e as imagens são exibidas em monitores específicos. Embora tenha imagens de qualidade, o custo do sistema costuma ser menor do que o digital.
  • sistemas digitais: a qualidade da imagem é maior do que em sistemas analógicos e, consequentemente, tem um valor superior.

Neste tipo, as gravações podem ser disponibilizadas de maneira remota em HD, uma vez que as câmeras estão conectadas por meio de cabos de rede UTP.

Atente-se ao alcance e capacidade de captação em movimento

Dependendo do local onde você quer instalar o sistema de segurança eletrônica CFTV, é importante verificar como o equipamento de captação de imagem trabalha. Por isso, tenha em mente fatores como:

  • capacidade de alcance, para locais que precisam de captação a longa distância;
  • capacidade de captação de imagens em movimentos, para locais e/ou situações que necessitam de precisão na gravação e transmissão de filmagens em movimentação.

Considere um trabalho humano especialista em conjunto

Além da qualidade dos equipamentos, é importante obter uma segurança eletrônica CFTV de uma empresa que fornece uma consultoria especializada, como a Gocil. Muito além do controle de câmeras de segurança, nossos especialistas apresentam soluções em todos os tipos de ambientes e situações, através de consultoria.

Dessa forma, você terá, além do monitoramento, um desenvolvimento de implementação planejada de câmeras para seu patrimônio. Conheça melhor os serviços de tecnologia da Gocil!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *