Segurança perimetral: 4 benefícios da utilização de drones em condomínios
Um dos benefícios de morar em condomínios é a segurança que esses locais proporcionam aos seus residentes. Mas, para que esse benefício seja percebido, é necessário todo um projeto de segurança profissional, não apenas para o controle de acesso, mas também para a proteção perimetral.
Existem diversas tecnologias que podem auxiliar na segurança do perímetro e entre elas está a utilização de drones. O uso de drones é uma tendência em alta, e esse equipamento está sendo adotado por diversas empresas de segurança patrimonial. Veja agora, 4 benefícios que essa solução pode trazer para a segurança condominial.
Se você quer saber mais sobre, continue lendo o artigo!
1 – Maior alcance e rapidez
No atendimento de ocorrências ou na execução de rondas perimetrais, o deslocamento das equipes de segurança pode ser prejudicado devido à geografia do local. Morros, áreas de mata fechada, ou qualquer outra barreira física podem comprometer o acesso dos profissionais e a qualidade das vistorias. Esse é um problema que pode ser facilmente sanado com o uso de drones. A utilização de drones permite cobertura total do perímetro, maior rapidez no deslocamento e uma maior assertividade na localização de um possível delito, ou acesso indevido.
2 – Maior segurança para os profissionais
O drone também é uma importante ferramenta na preservação do bem-estar das equipes. Com o uso do drone o profissional de segurança fica distante do local da possível ocorrência, evitando assim comprometer a integridade do operador em casos reais de perigo.
3 – Inclusão de tecnologias
Muitos modelos de drone permitem agregar tecnologias para uma melhor atuação da segurança e proteção do patrimônio. Pode-se utilizar holofotes, sirenes de alerta, câmeras de alta definição e câmeras térmicas.
Além disso é possível a integração de software de vídeo analítico. Com essa tecnologia é possível identificar atitudes suspeitas, aglomerações, ou imagens e movimentos específicos. Ou seja, esse sistema pode fazer a identificação automatizada de situações ou incidentes que comprometam o patrimônio como fogo, fumaça, acessos não autorizados, invasão de perímetros e muitas outras situações que fogem do padrão da normalidade.
4 – Análise de risco
Uma utilização de destaque dos drones é na elaboração de análises de risco do condomínio. Com a captação das imagens aéreas é possível fazer o estudo de dados geoespaciais, assim conseguimos apontar os pontos críticos que devem obter atenção especial no projeto de segurança. Aliás, essa análise permite desenhar e automatizar, de forma assertiva, a estratégia de rondas que serão realizadas com os drones.
A gestão do uso de drones para a segurança patrimonial requer estratégia e conhecimento operacional, com especial atenção ao atendimento à legislação vigente.
Uma empresa de segurança profissional, como a Gocil, pode auxiliar, não apenas com a utilização dessa ferramenta, mas com toda a gestão dos serviços essenciais para o bom andamento do seu condomínio. Com a terceirização dessas demandas o seu condomínio ganha em produtividade e com a qualidade das tarefas, além de reduzir questões de absenteísmo.
Quer saber mais sobre a terceirização de serviços para condomínios? Clique aqui e confira!
Quer contratar nosso serviço de monitoramento por drones? Clique aqui e faça um orçamento!