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Certificações e Acreditações: Importantes Aliadas Para a Qualidade no Segmento da Saúde

Hospitais são locais de cuidados. Os serviços prestados por esses estabelecimentos são sensíveis e todos que os utilizam precisam de atenção especial. Imagine uma pessoa doente com a necessidade de fazer um tratamento, ou alguém acompanhando um parente ou amigo que não está bem de saúde.
São situações delicadas que demandam cuidado e gentileza.
As instituições de saúde devem oferecer um atendimento mais humanizado possível, para assim, evitar que situações que já não são agradáveis se tornem ainda piores.
Segundo a OMS os hospitais têm em seu caráter médico-social o objetivo de garantir assistência médica (curativa e preventiva) para a população.
Um grande desafio do sistema de saúde brasileiro é compreender as experiências inovadoras que surgem na gestão da saúde. Os administradores devem considerar, com profundidade e amplitude, os conhecimentos para entender os componentes essenciais para prover boas experiências aos seus usuários.
Pensando nisso, fica claro a necessidade de processos que garantam a padronização e qualidade do atendimento nesses locais.

Se você quer saber mais sobre, continue lendo o artigo! 

Certificações e acreditações

As certificações e acreditações são excelentes validadores das melhores práticas deste segmento.
Enquanto nas certificações são avaliados os processos e a gestão da organização de saúde, nas acreditações são realizados testes de capacidade técnica, a fim de comprovar que a empresa é capaz de realizar o que se dispõe a fazer.
Os métodos de avaliação seguem padrões internacionais rigorosos, e têm como principal objetivo promover qualidade de processos e garantir a segurança clínica dos usuários.
As certificações e acreditações, como a ONA e a JCI, são importantes indicadores que validam o compromisso das instituições com os seus pacientes.

JCI – Joint Commission International

A certificação JCI – Joint Commission International – valida a competência para desenvolver tarefas específicas, de acordo com critérios predefinidos em estabelecimentos do segmento hospitalar. Esses critérios passam por respeito aos direitos dos pacientes e familiares, alcance de indicadores internacionais de segurança, gerenciamento de fármacos, acesso ao tratamento e continuidade, capacitação dos recursos humanos, além, é claro, do gerenciamento das informações hospitalares. A JCI é uma organização não governamental norte-americana, nascida em 1994, que atua em mais de 90 países na realização de acreditação hospitalar.

ONA – Organização Nacional de Acreditação

A ONA possui o reconhecimento oficial sobre o aprimoramento da gestão, a maximização da segurança para pacientes e profissionais da saúde e a melhoria na qualidade da assistência prestada. Considerada uma das mais importantes entidades brasileiras ligadas à ratificação da qualidade, com foco na segurança do paciente. O objetivo da certificação da ONA é promover um processo constante de avaliação e aprimoramento nos serviços de saúde e, dessa forma, melhorar a qualidade da assistência.

É comum que as instituições de saúde terceirizarem certos serviços (inclusive já falamos por aqui sobre as vantagens da terceirização). Porém, é muito importante que os parceiros contratados também tenham a capacidade de cumprir com as obrigações que uma certificação/acreditação exige.
A Gocil, por exemplo, por seus mais de 37 anos de atuação, possui a capacidade de atender os mais rigorosos critérios para entregar o melhor em prestação de serviços. A Gocil é especializada em soluções para Segurança Patrimonial, Portaria e Recepção, Limpeza e Higienização e Gestão de Rouparia. De forma única no mercado, utiliza processos inteligentes para integrar pessoas e tecnologia de ponta. Itens de extrema importância quando o assunto é a tranquilidade e segurança dos usuários de instituições de saúde.

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