Comitê de Diversidade e Inclusão Gocil – Três Anos Fazendo a Diferença
O Comitê de Diversidade e Inclusão Gocil está há três anos fazendo a diferença.
Essa é uma data muito importante, não apenas para a Gocil, mas para toda uma comunidade que busca por ambientes corporativos mais inclusivos e representativos.
Mas você sabe o que é um Comitê de Diversidade e Inclusão?
Um comitê de diversidade e inclusão é um grupo organizado dentro de uma empresa, organização ou instituição que tem por objetivo principal promover e garantir a pluralidade em todas as áreas. Esse comitê geralmente é composto por membros de diferentes origens, etnias, gêneros, orientações sexuais, habilidades físicas e mentais, entre outras características diversas. Na Gocil busca-se representantes de todas as áreas administrativas e operacionais para, assim, agregar conhecimento e perspectivas de pessoas de departamentos e funções distintas, pois acredita-se que as experiências são diversas e todos precisam ter voz e vez.
As responsabilidades típicas de um comitê de diversidade e inclusão envolvem:
Desenvolver políticas
, práticas e programas que garantam que todos os funcionários se sintam valorizados, respeitados e incluídos, independentemente de suas diferenças. Isso auxilia na criação de um ambiente de trabalho onde todos se sintam seguros para serem autênticos e contribuírem com seu melhor.
Garantir que a organização promova a diversidade
em termos de raça, etnia, gênero, orientação sexual, idade, habilidades físicas e mentais, origens socioeconômicas, entre outros aspectos. Isso ajuda a criar um ambiente de trabalho mais representativo da sociedade em geral.
Realizar treinamentos e workshops
para conscientizar os funcionários sobre questões relacionadas à diversidade e inclusão, criando assim um ambiente propício para a adoção de ações e fortalecendo a cultura corporativa.
Apoiar programas de recrutamento e retenção
que visem atrair e manter talentos diversos. As pessoas querem trabalhar em organizações onde se sintam respeitadas e valorizadas, e um comitê de diversidade e inclusão fortalece essa percepção.
Monitorar e avaliar regularmente a eficácia das iniciativas
de diversidade e inclusão e fazer ajustes conforme necessário. As ações do comitê não podem ser engessadas. As perspectivas, bem como as necessidades das pessoas, podem mudar e novas abordagens precisam ser constantemente avaliadas e postas em prática.
Um comitê de diversidade e inclusão trabalha para criar um ambiente onde todas as pessoas se sintam bem-vindas, respeitadas e capacitadas a contribuir com seu melhor desempenho, independentemente de suas diferenças individuais.
Ambientes diversificados e inclusivos são propícios à inovação e criatividade, pois diferentes visões se combinam para gerar novas ideias e soluções para desafios complexos, o que impulsiona o progresso social, econômico e tecnológico. A diversidade e inclusão não apenas promove a justiça social e a igualdade de oportunidades, mas também enriquece a sociedade, estimula o crescimento e fortalece os laços comunitários, contribuindo para um mundo mais justo e harmonioso.
E a Gocil é pioneira no segmento de segurança e multisserviços.
O Comitê de Diversidade e Inclusão da Gocil fez aniversário. São três anos contribuindo para um mundo mais igual, pois a Gocil entende a sua responsabilidade frente à sociedade e abraça essa causa com responsabilidade e atenção.
Aqui as diferenças são celebradas.