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Como Fazer Uma Auditoria Interna De Segurança Na Sua Empresa?

Como fazer uma auditoria interna de segurança na sua empresa

A auditoria interna de segurança é um processo que avalia os parâmetros e as conformidades que empresas, geralmente indústrias, seguem quando o assunto é proteção de riscos e acidentes de trabalho, assim como segurança dos colaboradores e dos frequentadores do local. 

 

Realizar auditoria é uma forma eficiente das organizações se autoavaliarem e, com base no que foi levantado, elaborarem um plano de ação para garantir mais segurança para as pessoas e para o patrimônio da empresa. 

 

Neste artigo, nós falamos sobre como realizar uma auditoria de segurança. Confira!

Prepare sua empresa para uma auditoria interna de segurança

 

Para uma auditoria de segurança no trabalho é preciso planejamento. De forma geral, o processo tem três fases:

 

1ª fase: preparação 

Esta é a fase de criação do plano de auditoria. Nele devem ser incluídos qual o objetivo da revisão, os critérios de avaliação, os documentos de referência, a data e o local de análise.

 

2ª fase: execução

É nesta etapa que o checklist feito na fase 1 é aplicado, item por item. Nele é importante colocar observações por escrito e registros em imagem, como fotos de saídas de emergência, extintores e equipamentos de proteção.

 

3ª fase: criação do relatório

Depois de analisar máquinas, estrutura, equipamentos, temperaturas e ruídos, tudo é documentado em um relatório. Com base nesse documento, a empresa deverá criar um plano de ação para corrigir as inconformidades identificadas.

 

Avalie cada item do checklist da auditoria interna

 

Como dito, a auditoria envolve a análise de diversos equipamentos e estrutura da empresa. Mas  quais critérios utilizar? Veja a seguir.

 

Função dos colaboradores

Faça um levantamento de todos os riscos que têm relação com a execução das tarefas dos funcionários. É importante observar também se:

 

  • existem medidas preventivas quanto a doenças e acidentes no trabalho;
  • os procedimentos internos criados pela empresa estão sendo cumpridos no dia a dia.

 

Estrutura local

Sobre a infraestrutura da empresa, é necessário verificar as condições das instalações elétricas e sanitárias, assim como analisar:

 

  • níveis de ruído;
  • temperatura;
  • ventilação;
  • iluminação;
  • ergonomia.

 

 Equipamentos e máquinas

É essencial averiguar a higiene, a manutenção e o desempenho das máquinas, assim como as condições e regularidades dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs).

 

Cuide da segurança dos seus colaboradores com a ajuda da Gocil

 

Se depois de realizar a auditoria interna de segurança a sua empresa encontrar irregularidades, conte com a Gocil, que há mais de 36 anos atua em indústrias de segmentos diversos de todo o Brasil, oferecendo desde a limpeza técnica de máquinas e equipamentos até serviços de segurança e gestão de facilities.

 

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