Tecnologia e Inovação, mais Segurança para o seu Negócio: Gocil.

O Que é e Como Usar o Diagrama de Ishikawa

diagrama de ishikawa

Realizar a gestão de áreas tão importantes como segurança, limpeza e multisserviços de uma empresa é uma atividade que exige organização e estratégia. Por isso, neste artigo você conhecerá o método diagrama de Ishikawa e saberá por que ele pode ser útil para você e sua empresa.

O que é o método espinha de peixe

O diagrama Ishikawa, também conhecido como “método espinha de peixe” nada mais é do que um direcionamento prático para que sejam analisadas causas de contratempos e, assim, eles possam ser resolvidos.

Ao seguir o método, o gestor de uma empresa ou área específica pode identificar melhor quais são, exatamente, todos os pontos que estão levando a um problema.

Ele foi criado pelo engenheiro químico Kaoru Ishikawa na década de 1940 com o objetivo de identificar a chamada “causa-raiz”. Por isso, esse método estabelece que só é possível resolver um empecilho quando realmente se sabe sua verdadeira causa.

Benefícios da utilização do diagrama de Ishikawa

Todo gestor que utiliza esse o esquema de Ishikawa estará levando diversas vantagens para seu time, como:

  • agilidade na identificação e solução de problemas;
  • ampla e melhor visualização de áreas e processos;
  • desenvolvimento da capacidade de análise e pensamentos críticos;
  • ajuda na criação de estratégias.

O diagrama de Ishikawa pode ser aplicado em qualquer tipo de problema, empresas e áreas, como o setor de facilities. A aplicação bem estrutura desse método garante a ciência de riscos de segurança patrimonial, segurança do trabalhador e problemas no fluxo de limpeza de ambiente, por exemplo.

Mesmo sendo apenas uma das ferramentas que podem ser usadas na gestão de processos e identificação de pontos de melhoria, o uso do diagrama é muito indicado para casos de investigação de acidentes, furtos e invasões.

Como criar um diagrama de Ishikawa

O método de Ishikawa pode ser adaptado para diferentes situações. Mas, sua criação acontece a partir de etapas básicas. Veja os principais passos e etapas para criar e utilizar seu diagrama:

  1. defina o problema a ser solucionado. Por exemplo, a entrada de visitantes sem cadastro em um prédio;
    organize fatores que contribuíram para que o problema acontecesse. Como exemplo temos a falta de cartões de acesso para visitantes;
  2. trace uma linha horizontal indicando para a direita, igual uma espinha de peixe;
  3. na ponta da linha, o que seria a seta ou cabeça do peixe, insira o tipo do problema que, no exemplo, seria a falta de controle de entrada de pessoas;
  4. insira as causas primárias e secundárias na ponta de cada “espinha do peixe”. São todos os motivos que estão levando as pessoas a acessarem o prédio sem cadastro;
  5. inclua contribuições de outros profissionais que também estão a par do problema;
  6. valide com a equipe envolvida quais informações devem ser mantidas ou não.

Um ponto muito interessante do diagrama de Ishikawa é colocar o gestor de facilities e/ou segurança diante da necessidade de analisar criticamente sua área. Então, este conteúdo foi útil para você? Não deixe de conferir outros artigos no blog da Gocil!

One Reply

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *