Em qualquer companhia, o bem mais precioso é o capital humano. Sem pessoas, não há produção, execução e entrega.
A gestão humanizada é um conceito que preza pelo maior cuidado com as subjetividades de cada um, mesmo que haja metas a serem batidas. A ideia é proporcionar um ambiente de trabalho mais saudável, com maior flexibilidade e no qual o colaborador tenha mais suporte emocional. A valorização dos colaboradores é a peça-chave neste processo. Um profissional que entende sua real importância participará dele ativamente, com motivação e assertividade.
A gestão eficaz está ligada à automação dos processos, uma vez que o profissional poderá se dedicar a trabalhos estratégicos, que agreguem valor ao negócio e ao seu crescimento profissional, eliminando trabalhos manuais que podem trazer desconforto e morosidade.
A empresa deve fortalecer sua cultura e sempre reforçar seus valores junto ao time. O desejo de pertencimento ao negócio, aliado ao acompanhamento bem próximo pela gestão, faz com que os colaboradores se sintam valorizados e úteis para a organização. Quando isto acontece de maneira real, eles tendem a continuar fazendo parte dela e reter talentos é parte desta gestão.
Valorizar as relações interpessoais, entre o time e a gestão, impacta diretamente no clima e no crescimento do negócio. Investir em conversas assertivas, elogios ao excelente trabalho e estar disponível de fato para a equipe faz com que o clima seja agradável e todos fiquem satisfeitos.
O líder tem papel fundamental neste modelo de gestão. Mais do que dar ordens, conduzir e cobrar resultados, seu papel é de entender como cada um está se desenvolvendo, conhecer as dificuldades individuais e observar os pontos de melhoria, realizando uma gestão próxima.
Gerir pessoas requer conhecê-las mais profundamente. Dessa forma, você percebe se elas estão bem, se há insatisfação, se o clima da empresa é bom e se a gestão humanizada está funcionando, baseada em três importantes pilares: observar, aproximar e adaptar.
Observar os colaboradores e suas atividades é fundamental. Desta forma, o gestor entende as suas necessidades diárias, conhece o time e sabe como ajudá-lo.
A aproximação é a parte mais importante do processo e deve ser criada uma conexão verdadeira entre a gestão e o time. Os colaboradores devem sentir que têm liberdade para se expressar e suporte para trabalhar.
A adaptação da empresa às necessidades dos colaboradores é de suma importância. Cabe ao líder entender as necessidades individuais e corporativas e criar um elo entre elas.
A gestão humanizada traz benefícios concretos para as empresas. Eles podem ser observados desde os ganhos estratégicos até a mudança de status da organização no mercado profissional.
Este modelo de gestão faz toda a diferença para o desenvolvimento de uma companhia! Colaboradores têm necessidades e desejos que podem ser atendidos com mais flexibilidade, resultando em maior produtividade e em um bom clima organizacional.
Texto por Alini Viana – Gerente de Pessoas e Desenvolvimento da Gocil.