Os serviços de facilities tem por finalidade garantir a qualidade de vida dos funcionários e a funcionalidade dos ambientes de trabalho. Não é diferente quando falamos sobre a limpeza industrial que visa entregar espaços ideais para o desenvolvimento das atividades de pequenas, médias e grandes empresas.
Quer entender melhor os benefícios da limpeza industrial e as normas regulamentadoras deste serviço? Continue lendo!
Benefícios da limpeza industrial
Quando a limpeza industrial não é feita ou mantida em dia, pode gerar uma série de problemas, como, por exemplo, a paralisação de maquinário devido a excesso de detritos do ambiente. Além disso, cria-se espaços inadequados para trabalhar. Veja um pouco dos benefícios de realizar a limpeza industrial:
Ambiente de trabalho saudável e seguro
Um ambiente limpo significa menos chance dos frequentadores do local contraírem algum tipo de doença. Saneamento e higiene adequados podem reduzir consideravelmente o acúmulo de bactérias e vírus em determinado local.
Quando você cria um ambiente mais saudável e seguro para seus colaboradores, você colhe os benefícios de maior satisfação deles no futuro. Quanto melhor de saúde eles estiverem, menos rotatividade você terá e menos dias de doença precisará cobrir.
Maior organização
Manter uma instalação industrial limpa é um trabalho árduo. Os espaços costumam ser enormes com alto grau de sujidade. A limpeza nesses locais pode exigir o uso de maquinário pesado ou a aplicação de produtos específicos. Uma empresa profissional poderá garantir a qualidade do serviço com o uso da metodologia adequada.
Quais são as normas regulamentadoras da limpeza industrial
Se o empregador não seguir as normas regulamentadoras da limpeza industrial, ele estará sujeito a penalidades. A lei NR-25 prevê como norma:
- uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) são essenciais para a proteção do trabalhador. Segundo a norma, toda empresa deve disponibilizar todos os EPIs necessários. Além disso, vale ressaltar que tais equipamentos tornam-se obrigatórios quando não for possível tomar medidas que eliminem os riscos do ambiente de trabalho. Nesse sentido, a norma reforça a importância de investir em Equipamentos de Proteção Coletiva;
- contar com uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes é obrigatório em empresas com mais de 20 funcionários. Ela é responsável pela prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho;
- uso da sinalização de segurança deve indicar e advertir os riscos existentes, através de cores com diferentes identificações. Segundo a norma, os avisos devem estar presentes em equipamentos de segurança, tubulações com líquidos, gases e produtos químicos;
- para as atividades e operações perigosas, mesmo sendo em menor número, a norma garante benefícios extras, de acordo com o grau de perigo, dividindo-se em periculosidade e insalubridade.
Agora que você já entendeu quais são as normas regulamentadoras para a limpeza, saiba também quais as vantagens de contratar serviços de copa e jardinagem para a sua empresa!