Prevenção e combate a incêndios em instituições de ensino.
No último artigo do blog falamos um pouco sobre a importância das instituições de ensino. Abordamos também alguns itens de extrema importância para a segurança do patrimônio e de todos os que frequentam esses locais.
Portanto, a partir de agora, abordaremos cada item citado no texto anterior e todos os componentes que abrangem cada tema.
Ainda não conferiu o texto sobre os itens críticos para a proteção de pessoas e patrimônio em instituições de ensino? Clique aqui e leia o artigo na íntegra.
Se você quer saber mais sobre, continue lendo o artigo!
O primeiro tópico que abordaremos é a prevenção e combate a incêndios.
A prevenção e combate a incêndios. deve ser uma constante preocupação para gestores de qualquer tipo de edificação, especialmente em instituições de ensino, onde existe um fluxo muito grande de pessoas, incluindo crianças e jovens.
As instituições de ensino devem estipular critérios de segurança específicos, sempre considerando as peculiaridades do local, ou seja, um plano de prevenção e combate a incêndios que serve para uma instalação, não necessariamente servirá para outra.
Queremos deixar claro que este artigo não tem a pretensão de servir como um guia. Se sua instituição de ensino não possuir um especialista nessas questões, orientamos procurar uma empresa que possa lhe fornecer um projeto estruturado e profissional. Nesse quesito, uma prestadora de terceirização de serviços, como a Gocil, pode auxiliar a estipular as melhores práticas e ações para evitar perda de patrimônio e atuar na proteção de vidas.
Dentre as muitas práticas, aqui vão algumas importantes:
Treinamento de pessoal
Todos os colaboradores das instituições de ensino devem ser treinados para lidar com situações de incêndio, incluindo atividades de evacuação de alunos e de outros frequentadores do espaço. É importante que o treinamento seja regular e que todos saibam exatamente o que fazer em cada situação.
Manutenção Regular
É primordial a realização de inspeções regulares em equipamentos que possam, de alguma forma, representar algum risco de propagação de incêndios. O monitoramento de equipamentos elétricos é importante para evitar sobrecargas de energia e curto circuitos. Também é importante realizar inspeções regulares nos equipamentos de combate a incêndios. Alarmes, sprinklers, extintores, mangueiras de incêndio, entre outros equipamentos, devem sempre estar em excelentes condições de uso.
Sinalização Adequada
A instituição de ensino deve possuir sinalização adequada para indicar as rotas de fuga e saídas de emergência. É importante que a sinalização esteja sempre visível e que as rotas de fuga estejam claramente marcadas (e desobstruídas).
Manter os materiais inflamáveis afastados
É importante manter materiais inflamáveis, como produtos químicos, combustíveis e gases, afastados de fontes de calor e fogo (armazenados em ambiente propício). Esta é uma questão óbvia, porém, quando se trata de segurança, o óbvio precisa ser dito.
Ter um plano de prevenção e combate a incêndios
É necessário definir um plano detalhado, que inclua todas as medidas de prevenção e combate a incêndios (ações, processos, tecnologias, entre outros), como inspeções de equipamentos elétricos e sistemas de aquecimento, instalação de alarmes de incêndio, inspeção dos sprinklers e extintores, cronograma dos treinamentos, por exemplo.
Essas são apenas algumas das medidas que podem ser tomadas para prevenir e combater incêndios em instituições de ensino.
Análise de risco, levantamento técnico, bombeiro civil, alarmes e monitoramento. Tudo isso, nós da Gocil, podemos disponibilizar para a sua instituição de ensino. Os mais de 37 anos de mercado nos permitem oferecer o que há de melhor em prestação de serviços.
Quer saber mais sobre o bombeiro civil e sobre prevenção e combate a incêndios? Clique aqui e confira.