Insubstituível. Este é um dos adjetivos mais adequados para o sangue, pois define sua importância para a vida humana. Além de levar oxigênio a cada parte do corpo humano, o composto de células tem a função de defender o organismo contra infecções. Assim, doar sangue é um ato que denota amor, empatia e solidariedade.
No dia 25 de novembro, comemora-se o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data simboliza o agradecimento da sociedade aos doadores, e busca sensibilizar a população para a importância da doação. O mês de novembro foi escolhido por preceder um período em que tradicionalmente os estoques nos bancos de sangue estão baixos. O sangue doado é utilizado em pessoas com doenças hematológicas variadas, ou câncer, além de ser essencial para a realização de cirurgias eletivas de grande porte e em emergências.
A quantidade de sangue retirada não afeta a saúde do doador, justamente porque a recuperação se dá imediatamente após a doação. Uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450ml. É pouco para quem doa e muito para quem precisa! O doador passa por uma entrevista, que tem o objetivo de dar maior segurança tanto para o doador quanto para pacientes que receberão o sangue.
A demanda por doação de sangue se acentua em períodos de férias, datas comemorativas de fim de ano, carnaval e outros períodos de feriados prolongados. Desta forma, a comemoração do Dia Nacional do Doador de Sangue é especialmente importante para promover o ato solidário e regular da doação de sangue, independente de se conhecer ou não pacientes que necessitam de transfusão.
FONTE: www.blog.saude.gov.br