Tecnologia e Inovação, mais Segurança para o seu Negócio: Gocil.

Segurança Patrimonial E Gestão De Facilities Para Indústrias – Problemas E Soluções | Blog

CENTRO-DE-DISTRIBUICAO-GOCIL-SEGURANCA

Segurança Patrimonial E Gestão De Facilities Para Indústrias – Problemas E Soluções

No último artigo abordamos a importância do segmento industrial para a economia. Abordamos também alguns itens essenciais que devem ser considerados para a segurança patrimonial e gestão de facilities dessas empresas.
Agora falaremos mais detalhadamente sobre alguns desses itens.

Ainda não conferiu o artigo sobre os sete itens importantes para a gestão de facilities em indústrias? Então clique aqui e leia na íntegra.

Se você quer saber mais sobre, continue lendo o artigo! 

Características das indústrias

Empresas do segmento industrial, em geral, possuem características que podem, de alguma forma, comprometer a segurança e a gestão de facilities.

ÁREAS MUITO EXTENSAS

A segurança em grandes extensões é uma tarefa que apresenta vários desafios e dificuldades que devem ser considerados.
Alguns desses desafios incluem:

    • Tamanho: Quanto maior a extensão, mais difícil é monitorar e proteger todo o perímetro. Isso pode exigir um grande número de recursos e escopo muito grande de segurança para cobrir adequadamente toda a area a ser protegida.
    • Geografia: Grandes extensões podem ter terrenos acidentados, rios, montanhas e outras barreiras naturais que dificultam o acesso e o monitoramento, tornando mais fácil para os invasores esconderem-se ou fugirem.
    • Infraestrutura: Grandes extensões podem possuir múltiplas entradas, edifícios, sistemas de energia, tubulações e outras infraestruturas que precisam ser monitoradas e protegidas. Quanto mais complexa a planta industrial mais atenção deverá exigir do plano de segurança e facilities.
    • Comunicação: Grandes areas podem dificultar as comunicações entre as equipes de segurança patrimonial, o que torna difícil uma tomada de decisões rápida e eficaz em caso de emergência ou invasão. Isso pode aumentar o risco de danos ou perdas patrimoniais.

Todos esses fatores tornam a segurança em grandes extensões um desafio significativo e exigem estratégias cuidadosas de monitoramento e proteção.

O que pode ser feito para melhorar a segurança perimetral?

Existem diversas tecnologias que podem auxiliar na segurança perimetral. Dessas novas tecnologias drones e radares têm se tornado opções cada vez mais utilizadas em empresas com essas características.

Uso De Radares

Os radares têm se mostrado uma tecnologia eficaz na área de segurança patrimonial. Eles são usados para detectar e rastrear objetos em movimento em torno de uma área protegida, como uma propriedade privada ou uma instalação industrial. Podem ser usados para detectar atividades suspeitas, como a presença de intrusos, veículos ou objetos em áreas de acesso restrito. Alguns radares podem até mesmo distinguir entre seres humanos e animais, o que pode reduzir o disparo de alarmes falsos.
Os radares são particularmente úteis em condições climáticas adversas, como neblina, chuva ou neve, nas quais as câmeras de vigilância convencionais podem ter sua eficácia reduzida. Eles também podem ser usados para monitorar grandes áreas com pouco ou nenhum equipamento de vigilância.

Uso De Drones

Com sua capacidade de voar silenciosamente sem serem detectados, eles podem monitorar uma atividade suspeita e alertar os seguranças para que possam agir rapidamente. Veja abaixo alguns benefícios no uso de drones:

  • Ampliação da cobertura: os drones podem monitorar grandes áreas de forma eficiente e rápida, oferecendo uma visão privilegiada que não é possível com equipamentos convencionais;
  • Redução de custos: o uso de drones pode ser mais econômico do que contratar um grande número de seguranças humanos ou instalar equipamentos de vigilância em terra;
  • Flexibilidade: os drones podem ser facilmente programados para monitorar áreas específicas em momentos específicos e podem ser usados em uma ampla variedade de locais e situações;
  • Melhoria da segurança: os drones podem ser usados para monitorar áreas perigosas ou de difícil acesso, reduzindo o risco de acidentes ou ataques contra seguranças humanos;
  • Prevenção de crimes: os drones podem detectar atividades suspeitas e alertar os seguranças humanos para que possam agir rapidamente e prevenir crimes;
  • Armazenamento de dados: os drones podem capturar imagens e vídeos que podem ser usados para investigações futuras ou como evidências em casos de crimes;
  • Minimização de impacto ambiental: em comparação com outros equipamentos de vigilância, os drones têm um menor impacto ambiental, pois emitem menos poluentes e produzem menos ruído.

No entanto, é importante ressaltar que o uso de drones na segurança patrimonial requer o cumprimento de leis e regulamentações e a garantia da privacidade dos indivíduos, com atenção, inclusive à lei geral de proteção de dados – LGPD. Além disso, os operadores devem ser devidamente treinados para operar os segurança e eficiência.

Claro que a gestão de facilities envolve uma gama muito mais ampla de atividades, desde a gestão de projetos até a engenharia, e requer uma compreensão abrangente das operações e processos de negócios. Os gestores de facilities precisam ser capazes de gerenciar fornecedores de serviços e coordenar equipes de funcionários para garantir que as instalações estejam operando da maneira mais eficiente possível. Para isso, você pode contar com o apoio da Gocil. Os profissionais da Gocil são qualificados e treinados para resolver demandas, das mais simples às mais complexas, possibilitando assim a continuidade dos seus negócios e o bem-estar de alunos e funcionários de sua indústria.
Caso tenha interesse, entre em contato conosco aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *