O POP (Procedimento Operacional Padrão) é uma forma de assegurar a entrega de resultados.
Na forma de documento, esse POP descreve a forma específica e desejada de se executar as atividades para alcançar as metas e padrões estabelecidos dentro das organizações.
Para entender melhor a relação que o POP tem com a segurança patrimonial, trouxemos informações relevantes sobre as diretrizes de cada um desses processos. Confira abaixo!
O que é e como funciona o procedimento operacional padrão?
O documento de procedimento operacional padrão apresenta as instruções das sequências das operações e a frequência em que elas devem ser executadas. Geralmente, apontam os seguintes elementos em sua composição:
- os responsáveis por cada tarefa (listagem de equipamentos e execução de procedimentos);
- o roteiro completo de inspeções que ocorrerão dos equipamentos de produção;
- as peças e materiais que serão utilizados em cada uma das realizações de tarefas;
- a descrição dos procedimentos que devem ser executados nas atividades críticas.
Outro ponto importante é que essas descrições do POP devem ser revisadas, aprovadas e revistas anualmente ou de acordo com a necessidade de atualização de cada um dos processos.
O principal objetivo do POP é manter o funcionamento do processo por meio de padronizações e minimizar desvios na execução de atividades. Ou seja, busca assegurar que as ações sejam tomadas para garantir a qualidade conforme os procedimentos sejam planejados de forma estratégica.
Qual a relação entre a segurança patrimonial e o POP?
Para a realização de um bom serviço de segurança patrimonial é necessário desenvolver um procedimento operacional padrão com todo o descritivo de ações que serão realizadas para garantir a segurança e proteção contratada.
Este documento vai expressar de forma detalhada as instruções sequenciais das atividades e operações necessárias na prática de segurança patrimonial nas organizações.
Além disso, sempre que houver atualizações sobre equipamentos e novas etapas dentro do procedimento padrão da segurança patrimonial, é importante que a documentação seja atualizada.
Gocil – Eficiência em Segurança Patrimonial
A segurança patrimonial tem como objetivo garantir a proteção de todos os interesses da empresa que estão relacionados a recursos financeiros existentes, assim como recursos humanos e ao patrimônio físico.
Confiar em uma empresa de segurança e de qualidade como a Gocil é a garantia de que a segurança patrimonial, assim como a realização do procedimento operacional padrão.
Com a concepção estratégica do projeto de segurança, mapeamento dos riscos e processos, desenvolvimento de procedimentos operacionais, implementação, treinamentos e operações para diversos segmentos e tipos de negócio.
Então confira a nossa página de serviços e veja as vantagens de acionar a Gocil para a sua empresa!