Existem algumas profissões relacionadas com a gestão dos prédios que costumam confundir as pessoas. Esse é o caso dos porteiros, vigilantes e zeladores. Mas será que eles desempenham a mesma função?
Na verdade, não. Tanto que em muitos condomínios e empresas há a presença dos três profissionais. Neste artigo, você entenderá mais sobre isso. Confira!
A função de porteiros, vigilantes e zeladores é a mesma?
O objetivo dos porteiros, vigilantes e zeladores é semelhante, zelar pelo patrimônio e pelo bem-estar de pessoas e instituições. No caso do porteiro, como o próprio nome sugere, a função do profissional é controlar o acesso de visitantes, prestadores de serviço, funcionários, entre outros , seja em estabelecimentos comerciais, residenciais ou empresariais.
Na maioria das vezes, o porteiro pode solicitar que o indivíduo apresente algum documento de identidade. Além disso, ele pode auxiliar os visitantes a ingressarem no prédio – por exemplo, qual elevador devem pegar. Se um consultório for no 5º andar, por exemplo, pode ser que apenas um elevador pare nele, e isso precisa ser indicado para o visitante.
Por sua vez, os vigilantes são aqueles que protegem o patrimônio e as pessoas. Esses profissionais estão presentes em grandes eventos, bancos, shoppings, universidades, hospitais e, claro, prédios residenciais e comerciais.
Já o zelador é quem cuida da conservação do patrimônio, Ele pode atender funcionários de empresas prestadoras de serviços, como as de água e luz, e é responsável pela manutenção das instalações, presta todo tipo de assistência aos moradores ou funcionários
Qual é a importância desses profissionais para sua empresa?
Como visto, tanto porteiros, vigilantes e zeladores têm, ainda que de forma indireta, a missão de preservar locais e a segurança das pessoas. Caso veja algo estranho, por exemplo, o zelador ou o porteiro pode acionar o vigilante ou até mesmo a polícia.
No entanto, cada profissional tem as funções bem definidas, pois, caso fossem responsáveis por tudo, não teriam como se dedicar — com eficácia — a nada completamente. Se o porteiro precisasse anunciar a chegada das pessoas e receber os profissionais das prestadoras de serviço, a posição dele na entrada ficaria vaga, por exemplo.
Percebe como cada um tem o seu momento e lugar na gestão predial? Por isso, esses três profissionais atuam em conjunto, e não de forma isolada. Até porque, como visto, não seria possível desempenhar as funções dessa forma.
Uma boa gestão e segurança patrimonial depende do trabalho organizado de uma equipe verdadeiramente capacitada. Se este conteúdo foi útil para você, leia agora sobre o trabalho em conjunto do síndico e do gestor de facilities!