Cada vez mais novas tecnologias estão sendo incorporadas para aumentar a segurança das pessoas. O reconhecimento biométrico e facial são algumas delas, sendo capazes de oferecer maior proteção para empresas, instituições de saúde e educação, comércio e até mesmo moradores de condomínios.
Neste artigo, vamos falar sobre como você pode identificar quando é viável optar por essa tecnologia como uma estratégia de segurança. Confira!
Como funciona a autenticação e reconhecimento biométrico?
O reconhecimento biométrico acontece com a verificação de características humanas físicas ou comportamentais para identificar digitalmente uma pessoa e conceder acesso a sistemas, dispositivos ou dados.
Assim como o reconhecimento com digitais, o facial também é uma maneira de melhorar a segurança e proteção realizando a leitura dos traços do rosto sendo possível apenas por conta da implantação das inteligências artificiais nos mecanismos.
O sistema utiliza alguns parâmetros para cruzar imagens de faces armazenadas em banco de dados e rostos capturados por câmeras em situações cotidianas, comparando detalhes específicos, como:
- distância entre os olhos;
- tamanho do queixo;
- desenho da mandíbula;
- comprimento do nariz.
Além do reconhecimento facial, existem outros tipos de reconhecimento por biometria que são comumente utilizados. São eles:
- impressão digital – o método mais antigo, o reconhecimento pela impressão digital é bastante confiável pois a única forma de apresentar problemas é se as pessoas perderem suas digitais;
- reconhecimento por voz – faz uma análise dos parâmetros físicos (cordas vocais, laringe e etc.) e comportamentais, como sotaques, maneirismos, entonação e etc. O resultado é um perfil sonoro único que, em tese, pode ser usado como uma assinatura biométrica.
Quais os benefícios de optar pelo reconhecimento biométrico?
O reconhecimento biométrico traz maior comodidade e segurança à rotina das pessoas que vivem em condomínios ou para colaboradores de empresas. Entre as principais vantagens, temos:
- a comodidade para os condôminos, que não precisam carregar consigo dispositivos como tags ou decorar senhas;
- mais higiene, já que não é necessário contato com uma superfície ou dispositivo;
- segurança preventiva, como no alerta de invasão na eclusa;
- protocolos de controle de acesso aprimorados com o uso de tecnologia.
Quando optar pela autenticação biométrica?
A solução de autenticação biométrica é indicada para qualquer condomínio ou instituição que deseja aumentar a segurança e inovar nas tecnologias de reconhecimento e controle de acesso.
A Gocil é líder de mercado quando o assunto é segurança. O mix de treinamento efetivo e mão de obra qualificada ainda atesta que a experiência do cliente com a Gocil, do planejamento estratégico à implantação, seja superior em todos os sentidos.
Não deixe de conferir os serviços e conhecer melhor as nossas soluções de segurança!