Tecnologia e Inovação, mais Segurança para o seu Negócio: Gocil.

Segurança da informação — Quais as Medidas que sua Empresa Deve Tomar?

seguranca-da-informacao-quais-medidas-sua-empresa-deve-tomar

Os ataques cibernéticos são, infelizmente, uma realidade das empresas brasileiras, não importa em qual setor elas atuam. Por esse motivo, é preciso investir na segurança da informação uma vez que o vazamento de dados corporativos pode prejudicar as companhias em grande proporção.

Qual é a importância da segurança de informação para empresas?

Da mesma forma que a segurança privada e física de um local é fundamental para empresas, é preciso investir na prevenção tecnológica, blindando os dados e prevenindo-se de falhas humanas, tecnológicas, vazamentos e ataques.

Ao falarmos em segurança de informação é comum vir em mente softwares maliciosos, os famosos vírus. No entanto, eles não são os únicos pontos de atenção para as empresas.

Outros riscos existentes são os ataques DDoS (Distributed Denial of Service, o ataque distribuído de negação de serviço) e ransomwares (espécie de sequestro das informações onde um software nocivo restringe o acesso ao sistema e cobra o resgate das mesmas).

Como estabelecer uma segurança de informação na sua empresa

Para que sua empresa não corra riscos financeiros e até mesmo risco reputacional, é necessário estabelecer um planejamento de implementação de segurança da informação.

Antes de tudo, é preciso considerar também os pilares da segurança de dados sensíveis:

  • física: a manutenção de equipamentos tecnológicos e instalações no ambiente empresarial. Isso inclui, além de furtos e roubos, a proteção de servidores contra incêndios e desastres naturais, por exemplo;
  • humana: aqui falamos da dos usuários dos sistemas da empresa. É indicado estabelecer treinamentos e implementar uma cultura que valorize a segurança.

Tendo isso estabelecido, é preciso escolher os softwares de segurança que serão utilizados nos sistemas da empresa e sempre mantê-los atualizados.

Como falamos acima, um dos pilares da segurança de informação é humana, ou seja, é necessário que as pessoas não pratiquem ações que coloquem os dados em risco e negligência em processos por desinformação.

Outras medidas de segurança da informação

Além da conscientização da equipe, outras medidas cabíveis para estabelecer uma boa segurança da informação são:

  • uso de sistemas de gestão ERP onde os dados estejam armazenados em nuvem. Isso protege as informações em caso de danos físicos aos equipamentos;
  • acesso restrito a dados: a empresa deve se certificar de que seus colabores tenham acesso apenas ao que é necessário para realizarem seu trabalho;
  • uso de anti-spam no e-mail corporativo: esses filtros impedem tentativas de phishing (técnica que engana usuários para obtenção de informações confidenciais);
  • uso de firewall e antivírus redes empresariais costumam sofrer ataques frequentes de hackers e a ferramenta é útil pois oferece uma espécie de blindagem da rede. O indicado é sempre ter um firewall e antivírus pois um não substitui o outro;
    bloqueio de sites por programas que impedem o acesso a sites que permitem a entrada de malwares.

Agora que você já compreendeu melhor os fundamentos para estabelecer a segurança de informação, conheça as soluções oferecidas pela Gocil para manter sua empresa segura no âmbito físico!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *