Você sabia que, a cada ano, cerca de 700 mil pessoas sofrem acidentes no ambiente em que trabalham e que esses acidentes resultam em lesões, ferimentos graves e até óbitos? A realidade, porém, é que muitos desses casos poderiam ter sido evitados com ações de segurança do trabalho.
Por essa razão, toda empresa deve investir em medidas para garantir a proteção dos colaboradores. Neste artigo, você entenderá mais sobre a importância da prevenção de acidentes e quais ações adotar para tornar o ambiente de trabalho mais seguro. Confira:
O que é segurança do trabalho?
A segurança do trabalho está ligada a medidas intencionais de redução de danos, acidentes e outros resultados negativos no local de trabalho. Ela pode ser promovida através de políticas, protocolos, comportamentos e precauções, alertando sobre os riscos e limitando suas ocorrências.
Cada local de trabalho conta com condições específicas de segurança, de forma que não é possível generalizar os perigos potenciais para todos. Por exemplo, um profissional de escritório está sujeito a sofrer acidentes muito diferentes de alguém que trabalha em uma indústria.
Por isso, cada empresa deve ter seu próprio manual de conduta, estando de acordo com as Normas Regulamentadoras de Segurança do Trabalho (NRs).
No Brasil, as medidas de segurança usam como base as Normas Regulamentadoras, decretos e portarias que, quando colocadas em prática, atuam não apenas na prevenção de acidentes de trabalho, mas também de doenças ocupacionais. Essa é a forma de estudar e analisar possíveis acidentes e fazer o possível para preveni-los.
Quais as normas da CLT sobre segurança no trabalho?
De acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), é dever de toda empresa:
- cumprir e garantir o cumprimento das normas de segurança e medicina do trabalho;
- instruir todos os colaboradores sobre as precauções contra acidentes e doenças ocupacionais;
- adotar as medidas determinadas pelo órgão regional competente;
- colaborar com a fiscalização das autoridades competentes.
Ou seja: prezar pela segurança do trabalho não é uma opção, mas um dever de toda organização, que deve ser cumprido com rigor.
Quais as vantagens de investir em segurança do trabalho?
Mesmo sendo previsto pela Lei, o exercício de prevenção a acidentes é muito mais do que apenas um conjunto de regras. A princípio, pode até parecer que são apenas detalhes que atrasam o dia a dia da empresa. Contudo, ao colocá-los em prática, os benefícios colaboram — e muito — com o negócio.
Confira algumas vantagens de investir em segurança do trabalho:
Redução ou eliminação de acidentes
Este é, sem dúvidas, o objetivo principal. Ao atuar na prevenção de acidentes de trabalho, você cuida da saúde e da segurança dos seus colaboradores e também da integridade do seu patrimônio.
Diminuição de custos
É comum encontrarmos quem pense que práticas de segurança no trabalho são apenas um gasto a mais no orçamento da empresa mas, na verdade, acidentes internos causam interrupções na atividade e diversos outros prejuízos materiais, que acabam custando muito mais caro.
Ao reduzir o número de acidentes, você irá economizar em:
- afastamentos;
- sinistralidade;
- acionamento de seguro;
- reparo de equipamentos;
- requalificação de mão de obra;
- atrasos.
Menor risco de multas e processos trabalhistas
Outra grande (e cara) consequência dos acidentes de trabalho são as multas e processos trabalhistas. Em caso de fiscalização das autoridades, se sua empresa não estiver cumprindo as normas de segurança, poderá ser penalizada com multas, embargos e interdições.
Já no caso dos processos, a organização pode ser responsabilizada em diversas instância, de acordo com a situação e a gravidade do acidente, sendo elas
- Responsabilidades trabalhistas: pagamento de insalubridade e periculosidade, estabilidade provisória, ação civil e Termo de Ajustamento de Conduta;
- Responsabilidades previdenciárias: Ação Regressiva Acidentária;
- Responsabilidades Civis: despesas médicas, lucros cessantes até a alta médica, danos estéticos e pensão vitalícia;
- Responsabilidades penais: infração penal, crime de perigo, lesão corporal ou homicídio.
Melhora na reputação da empresa
Um ponto positivo sentido por diversas instituições que adotam de forma correta as ações de segurança do trabalho é a melhora na reputação e na credibilidade do negócio, uma vez que o nome da empresa deixa de ser envolvido em notícias de acidentes e processos.
Além disso, hoje vemos o quanto a opinião dos funcionários é vital para a imagem de uma marca. Com maior segurança, os colaboradores tornam-se mais engajados e a empresa pode se tornar uma referência em sua área.
Aumento da produtividade
Com menores taxas de ausências, restrições, transferências e afastamentos, a equipe deixa de perder forças e pode atuar em sua melhor performance. Além disso, quando se sentem seguros, seus funcionários podem focar sua energia e tempo em ter um bom desempenho.
9 boas práticas de prevenção a acidentes e segurança do trabalho
Agora que você sabe a importância e as vantagens de garantir a segurança do trabalho em sua empresa, confira algumas boas práticas de implementação:
Crie um Plano de Ação de Emergência
Prepare-se sempre para as situações adversas. Quando algo inesperado acontecer, é preciso ter um planejamento para proteger os funcionários e o negócio. Para isso, faça simulações de risco ocasionais, como incêndio, ferimentos, vazamentos e outros.
Assim, no caso de situações como essas, a equipe saberá os procedimentos e não entrará em pânico, evitando novos problemas.
Instale sinais de segurança
Por mais simples que possa parecer, a sinalização de segurança é uma das formas mais eficazes de prevenir lesões no local de trabalho. Instale esses sinais em portas, corredores, cantos cegos, áreas com equipamentos perigosos e qualquer local com riscos potenciais.
Os sinais de segurança no local de trabalho podem ser classificados em três categorias principais:
- placas de informação de emergência: contêm informações sobre instalações de emergência, como kits de primeiros socorros, saídas, equipamentos contra incêndio e equipamentos de proteção.
- sinais de segurança de perigo: alertar contra perigos e perigos potenciais que podem levar a ferimentos graves ou até mesmo à morte.
- sinais regulamentares: informam sobre medidas ou ações exigidas por lei. Eles podem incluir sinais de proibição, sinais obrigatórios e sinais de restrição.
Equipe o local de trabalho com kits de segurança
Embora as empresas estejam expostas a diferentes perigos, algumas práticas comuns de segurança se aplicam a todas elas, incluindo:
- garantir que todos os trabalhadores tenham EPI adequado;
- instalar extintores e detectores de fumaça para prevenção e combate a incêndios;
- garantir que haja iluminação de emergência adequada;
- instalar sinais de saída iluminados para fácil visibilidade;
- instalar corrimãos resistentes e em conformidade com o código em escadas;
- manter espaço suficiente em torno de fornos, aquecedores de água e painéis elétricos.
Essas medidas simples ajudarão a melhorar a segurança geral e prevenir riscos potenciais de forma contínua.
Forneça equipamentos adequados para elevação e transporte de carga
Para tarefas que envolvem levantamento de peso, forneça aos funcionários os auxílios mecânicos apropriados, como empilhadeiras, carrinhos, carrinhos de mão, guindastes e correias transportadoras.
Isso também se aplica a trabalhos de escritório que podem envolver o transporte de grandes caixas de papelada e a movimentação de móveis.
Garanta a manutenção dos equipamentos
Não espere até que máquinas e ferramentas sejam quebradas para dar a devida atenção. A manutenção regular é importante para evitar acidentes, com ajustes, substituições, testes e inspeção de todos os itens.
Apresente os novos funcionários aos riscos no local
A gerência precisa entender os riscos do local de trabalho. Uma vez que todas as informações são coletadas, as empresas podem transmiti-las aos novos funcionários da maneira mais simples possível. Informe-os sobre:
- os riscos gerais no local de trabalho;
- riscos específicos de suas posições;
- procedimentos de emergência;
- dicas de segurança no local de trabalho específicas para o setor da empresa.
Ofereça treinamentos frequentes
Alguns acidentes acontecem por imprudência ou falta de preparo. Por essa razão, promova treinamentos sobre prevenção de acidentes e capacite todos os profissionais para desenvolver cada função.
Além do treinamento técnico e preventivo, existem outras qualificações a serem aplicadas, como treinamento de incêndio e primeiros socorros.
Crie um mapa de riscos
O mapa de risco é uma representação gráfica que aponta, de forma clara, prática e de simples entendimento, os perigos existentes no local de trabalho. Devido a facilidade de visualização, pode ajudar a diminuir a ocorrência de acidentes.
Mantenha o ambiente limpo e organizado
A desorganização também causa acidentes, como caixas deixadas no meio do caminho ou vazamento de produtos. Pequenos descuidos podem trazer resultados desastrosos. Portanto, é fundamental manter o ambiente de trabalho sempre limpo e organizado.
O comprometimento deve ser de todos os colaboradores, mas a empresa também pode contar com o apoio de serviços de limpeza.
Colocar todas essas ações em prática pode ser um desafio para os gestores, principalmente se não contarem com apoio de uma equipe. Quer descobrir como contornar esse obstáculo? Então leia mais sobre a CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes e conheça as vantagens e objetivos desse grupo.
Porque devemos tomar cuidados preventivos de acidente no trabalho