Não importa o porte nem localização da empresa, a necessidade de ela estar segura é fundamental para garantir a integridade estrutural do local, dados e, claro, funcionários. Sabendo das diferenças de cada organização, é capaz que alguns tipos de segurança patrimonial sejam mais recomendados do que outros.
Preparamos este artigo para você se aprofundar no assunto e fazer a escolha certa para sua empresa. Confira!
Tipos de segurança física
O porteiro tem um papel fundamental na segurança de um local, seja empresarial ou residencial. Dependendo do grau de segurança desejado, é recomendado que, no lugar desse profissional, a empresa contrate um vigilante.
A diferença entre ambos é que o porteiro tenha um papel importante no quesito segurança, o vigilante possui conhecimentos necessários para identificar situações de risco.
Bloqueios e cercamentos do local
Além da presença de porteiros e/ou vigilantes, os tipos de segurança que envolvem bloqueios são muito recomendados para lugares com baixa segurança estrutural.
Nesse tipo estão inclusos grades em janelas, cercas e arames e outros bloqueios e controles de acesso como sistema de biometria, cartões de acesso e catracas eletrônicas.
Segurança planejada de acordo com a vulnerabilidade do local
Além de incluir todos os itens citados acima, este tipo de segurança patrimonial é feita com base no estudo de pontos de vulnerabilidade do local.
Vigilantes e porteiros também estão inclusos nesta ação. Aqui, a presença deles é feita em locais estratégicos e é preciso que eles sejam treinados para executar ações de acordo com os riscos corridos pela empresa especificamente.
Equipamento de vigilância e monitoramento
Focado no uso direto (e, às vezes, exclusivo) de equipamentos tecnológicos. Nele, estão inclusos alarmes e câmeras de vigilância e monitoramento, assim como iluminação estratégica.
Esses recursos são capazes de detectar qualquer movimento suspeito, permitindo, assim, a intervenção direta de uma equipe de segurança treinada.
Tecnologias de ponta
Considerado uma segurança de nível máximo, pois além de combinar todas as soluções anteriores, possui equipamentos altamente tecnológicos.
Um exemplo é o sistema de inteligência em vídeo. Com inteligência artificial, esse sistema reconhece rostos a distância e analisa pontos de aglomeração. Dependendo da análise feita pelos algoritmos deste software, um alarme preventivo é emitido.
Muitas vezes a melhor maneira de encontrar os tipos de segurança ideais para sua organização é trabalhar em conjunto com empresas especializadas em segurança. Para saber mais sobre o assunto, continue acompanhando o blog da Gocil!