Por conta das mudanças na legislação trabalhista, muito tem se falado sobre a contratação de companhias terceirizadas. Mas antes de escolher essa opção, é importante entender como funciona uma empresa terceirizada.
Dessa forma, você também irá poder avaliar quando esse tipo de serviço vale a pena. Continue a leitura para saber mais!
Entenda como funciona uma empresa terceirizada
Entender como funciona uma empresa terceirizada é bastante simples. Esse tipo de companhia existe para oferecer serviços especializados para outras empresas. Dessa forma, a contratante não precisa se preocupar com aspectos administrativos, burocráticos e que exigem conhecimento especializado para uma capacitação adequada.
Imagine que o seu negócio precise de serviço de limpeza. Em vez de contratar uma equipe — o que incluiria fazer o processo seletivo, de admissão, treinamento e outras tarefas gerenciais —, a empresa pode optar por uma empresa terceirizada.
Dessa forma, pode-se dizer que a contratação de trabalho por meio de uma intermediadora apresenta algumas vantagens, como:
- garantir o acesso a profissionais experientes;
- permitir que a sua empresa se dedique mais ao próprio negócio;
- reduzir custos;
- possibilitar que a contratante expanda com organização.
O que diz a lei sobre empresas terceirizadas?
Em 2017, a Câmara dos Deputados aprovou novas regras que passaram a compor a “lei das empresas terceirizadas”. Desde então, é possível contratar serviços por esse modo, abrindo mão de alguns processos e aproveitando o tempo para ações mais estratégicas.
Segundo a Lei 13.429/17, todas as atividades podem ser terceirizadas. Em um supermercado, por exemplo, todos os profissionais podem ser contratados de forma indireta, como operadores, fiscais e vendedores.
O fato de os profissionais serem terceirizados não significa que eles ficam desassistidos e sem direitos. Por lei, eles continuam tendo que receber os benefícios trabalhistas, incluindo férias remuneradas, fundo de garantia por tempo de serviço (FGTS), contribuição previdenciária e 13º salário.
Nesse caso, porém, a empresa terceirizada é que deve pagar os direitos trabalhistas e previdenciários. Por sua vez, a companhia contratante precisa estar atenta para saber que essas questões estão sendo respeitadas, já que ela também tem responsabilidade com os profissionais.
Os colaboradores terceirizados devem ter acesso às dependências da empresa, como ao refeitório, quando existir, da mesma forma que os contratados. A empresa contratante não pode fazer distinção nessas situações.
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