Smart City é um conceito da arquitetura inspirado em uma cidade criativa e sustentável em seu planejamento, com a participação do governo, iniciativa privada e da população. Essa é uma realidade que une serviços de infraestrutura, informação, tecnologia, inteligência, planejamento estratégico e gestão urbana. Para entender melhor o conceito, continue lendo!
O que é Smart City e quais são suas características?
Uma Smart City é aquela cidade com inovações tecnológicas, que passou por aprimoramento de sistemas e conta com pessoas que utilizam energia, materiais, serviços e investimento financeiro para que a cidade se desenvolva economicamente (e também proporcione uma melhor qualidade de vida para a população).
A junção da inteligência artificial, tecnologia e serviços e estratégias humanas refletem em uma combinação perfeita para melhoria da gestão urbana. Nesse sentido, as cidades inteligentes só conseguem atingir esse status se houver colaboração entre:
- governo;
- administração pública;
- tecnologia;
- capital humano;
- economia;
- gestão ambiental.
O que uma cidade precisa ter e ser para ser uma Smart City?
Para entender melhor essa integração dos tópicos citados acima, veja a seguir, quais as características que uma Smart City deve ter e a importância de cada uma.
- sociedade e social: é necessário dar acesso à cultura para que sejam atingidos bons níveis de educação, uma vez que o capital é essencial para uma cidade se tornar smart. Nesse sentido, é preciso um bom número de universidades, galerias de arte, museus, escolas e etc;
- economia e negócios: é preciso que uma cidade inteligente seja capaz de se desenvolver economicamente, por isso, planos voltados para empreendimento, indústria e inovação são essenciais. Somente assim a cidade será referência nos seus serviços em relação às demais (e também em relação aos outros países).
Quais são as Smart Cities no Brasil?
As cidades inteligentes já despontam em toda a Europa. Na França, utilizam-se carros elétricos da mesma forma como usamos as bicicletas e os patinetes nos grandes centros urbanos do nosso país. Na Inglaterra, desenvolveram até sensores infravermelhos nos postes de luz, que gravam as senhas dos pedestres e projetam as imagens, acompanhando quem vier caminhando depois.
As Smart Cities brasileiras, ranqueadas por região, são:
- Brasília
- Salvador;
- Palmas;
- São Paulo;
- Florianópolis.
Como você pôde notar, uma Smart City precisa de tecnologia (principalmente quando falamos de segurança urbana).
Se o assunto tecnologia e segurança te interessa, então confira o artigo Tecnologia na segurança privada: como preparar sua empresa e o que esperar para o futuro? aqui no blog da Gocil!