PENSANDO EM SEGURANÇA?
VOCÊ VAI FICAR NAS NUVENS.
Cloud Computing, conhecida também como computação em nuvem, é a tecnologia que permite o uso remoto de recursos da computação por meio da conectividade na Internet. A computação em nuvem permite que o usuário acesse tudo por meio de qualquer computador, tablet ou telefone celular, sem a necessidade de conectar-se a um computador pessoal ou servidor local. Se você já editou um documento no Google Docs, salvou no Google Drive, ouviu música no Spotify ou assistiu a um filme na Netflix, com certeza já teve contato direto com a computação em nuvem. Todos são serviços on-line que não exigem o download, instalação ou acesso de qualquer tipo de software ou arquivo no seu computador. Você só precisa de um navegador e uma boa conexão com a Internet.
COMO O ARMAZENAMENTO NAS NUVENS
CONTRIBUI EM NOSSO DIA A DIA.
A nuvem surgiu como uma forma de democratizar informações e melhorar a experiência de quem depende de recursos tecnológicos em nível pessoal ou profissional. E as vantagens são inúmeras! Reduz custos com infraestrutura: uma vez que elimina os gastos com compras de hardware e software, instalação e manutenção. Economiza espaço, porque os recursos permanecem armazenados on-line. Centraliza as informações, impedindo que todos os dados sejam mantidos em diferentes programas, com diferentes tipos de formulários de autenticação e acesso. No trabalho remoto também: funcionários podem acessar todos os dados por meio de qualquer computador, notebook, tablet ou smartphone, desde que estejam conectados à Internet e com seu login e senha de acesso restrito.
SEGURANÇA: UMA DAS ÁREAS
MAIS FAVORECIDAS PELA
COMPUTAÇÃO NAS NUVENS.
Outra área em que a computação nas nuvens promoveu uma grande evolução é a segurança particular e empresarial. A grande preocupação com o sigilo de dados e imagens captados pelas câmeras de monitoramento cedeu lugar à tranquilidade de ter tudo armazenado nas nuvens, com segurança total e ainda sem preocupações com servidores físicos. Nós, da GOCIL, estamos nesse novo tempo com você. Afinal, queremos ver os clientes sempre nas nuvens.
Tema 8 – Dicas de Segurança por Roberta Lima
A nossa diretora comercial e de marketing, Roberta de Paula Lima, foi a especialista entrevistada pela Record, para o programa Balanço Geral. Ela falou sobre pequenas atitudes que as mulheres podem tomar no dia a dia para se livrarem de situações que as deixam vulneráveis. A matéria foi baseada em um estudo feito pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, o qual concluiu: uma a cada quatro mulheres já sofreu algum tipo de violência.
Os dados são alarmantes e, por isso, pedimos para a Roberta listar algumas ações recomendadas para as mulheres enfrentarem essas situações:
“Nós, mulheres, precisamos ser mais atentas, observadoras dos ambientes em que nos encontramos e devemos praticar hábitos mais seguros, o que trará uma maior segurança para nós e para as mulheres que estão a nossa volta. Isto porque a distração é percebida pelo agressor, que se aproveita para atacar a vítima, seja na forma física ou psicológica”, explica Roberta.
E quando falamos de hábito, podemos citar procedimentos simples, mas que aumentam a segurança:
- Nunca fale ao celular na rua e nem no trânsito. Não utilize fone de ouvido, pois causa distração.
- Não utilize o celular no vidro do carro. No caso de utilizar aplicativos, coloque em um local de fácil visualização, mas de difícil acesso externo.
- Sempre ande com vidros fechados. Nunca fale ou abra os vidros para ambulantes e pedintes.
- Sempre que possível, transporte a bolsa e objetos de valor no porta-malas. Internamente no veículo, deixe apenas o celular e um cartão.
- Se possível, tenha um celular velho, que funcione e com chip, mesmo que sem crédito. Este é para o ladrão.
- Dinheiro, somente em pequenas quantias e se for necessário, mas evite. Utilize cartão.
- Ande sempre atenta em locais públicos, na rua, nos shoppings, no mercado. Os ladrões sempre estão à procura de oportunidades.
- Nos estabelecimentos, cuide do seu cartão, nunca o perca de vista. Fique atenta.
- Nunca passe informação pessoal por telefone, a não ser que tenha certeza com quem está falando. Ligações solicitando informações pessoais normalmente são golpes, pois a instituição que você mantem relação tem seus dados e apenas pedem para você confirmar se estão corretos ou errados. Jamais faça correções.
- Em deslocamento no transporte público, Uber ou táxi, sempre comunique alguém de sua confiança de onde está partindo e para onde está indo. No trajeto, faça contato, apenas informando que está tudo bem.
- No táxi ou Uber, caso suspeite ou estranhe as atitudes do motorista, finja uma ligação ao celular, passe informações de onde está e em qual veículo. Quanto mais falar ao celular, menor será a oportunidade de uma ação. Se mesmo assim achar arriscado, na primeira oportunidade e com boas condições de segurança, busque um local com mais pessoas, desça do veículo e pare a corrida. Não tenha vergonha, pois sua segurança é mais importante.
Obs.: nunca reaja a um assalto. Sempre que puder, procure um local movimentado e, em caso de suspeita, se aproxime de pessoas, policiais e avise o que está acontecendo.
“Mulheres, não neguem a nossa força de ajuda mútua, devemos estar atentas e cuidarmos umas das outras”, finaliza Roberta.