O marketing, mais do que nunca, neste novo universo digital e de IA (Inteligência Artificial), alcança possibilidades fantásticas, que se traduzem em maior eficiência e fidelização. Notadamente no segmento de supermercados, agora dá para monitorar e desvendar muito mais os hábitos de consumo. Assim, até as câmeras de monitoramento ultrapassam a área de segurança e permitem um rastreamento completo dos hábitos dos consumidores, quais produtos compram, os que têm interesse e até para promoções no estilo Cliente Premiado, em que, por exemplo, a pessoa que compra a milésima unidade de um molho de tomate seja reconhecida na hora e contemplada. Enfim, as possibilidades são infinitas não só no segmento supermercadista, mas em vários outros espaços como shoppings e muito mais!
O QUE É SMART RETAIL E SUA ESTRUTURA.
O Smarter Retail, na verdade, é a plataforma de atração e fidelização de clientes (CRM) que permite conhecer melhor os consumidores, otimizar as ações de marketing, mensurar os resultados mais precisamente, aumentar as vendas e ter um contato direto, omnichannel, com os clientes, por meio de um aplicativo personalizado com a marca anunciante, por exemplo. Ou seja, comunicação muito mais direcionada, conhecimento profundo do perfil de cada buyer persona e sua jornada de compra o e acompanhamento em tempo real das ações realizadas nos meios digitais.
UM EXEMPLO FANTÁSTICO DE SMART RETAIL.
Uma das marcas internacionais do segmento varejista com grande destaque nesse formato é a Freshippo. Veja que fantástico: o usuário baixa o aplicativo para escanear os itens que tem interesse em adquirir e, em até 30 minutos, eles são entregues no endereço informado no cadastro. Ou seja, a Freshippo utiliza, em tempo real, os dados capturados das transações para avaliar a quantidade de produtos que tem em cada loja em relação à demanda, para evitar desperdícios. Além disso, os visores de preços são dinâmicos: dependendo da demanda ou do prazo de validade, pode-se alterar o valor de forma instantânea. E isso engloba Hub para conectar as bases de dados, APIs para integrar várias bases de dados e sistemas (internos e de parceiros), Customer 360° com visão unificada da base de clientes para identificar a frequência de compra do usuário, fazer ofertas personalizadas, criar hábitos de compras, recomendar produtos e tornar-se assertivo na interação com o usuário no momento oportuno. E, finalmente, o processamento e análise, que inclui até a robotização e a IA. Esse é o novo universo do varejo. E nós, da GOCIL, estamos prontos para esse desafio!
Sou a Marina Da Silva, gostei muito do seu artigo tem
muito conteúdo de valor parabéns nota 10 gostei muito.