Terceirização De Serviços: Uma Vantagem Competitiva Nos Negócios.
A terceirização já foi alvo de polêmica e de muitos mal-entendidos, mas hoje é sinônimo de praticidade e garantia de excelência na prestação de serviços. Diversas empresas de diversos segmentos enxergam na terceirização a possibilidade de obter vantagem em mercados cada vez mais competitivos.
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A terceirização de serviços oferece várias vantagens, independentemente do tamanho ou setor da empresa. Aqui estão as principais:
Foco No Core Business (atividades principais)
Ao terceirizar alguns serviços, a companhia consegue obter um maior foco de seus gestores nas atividades principais do negócio (core business), o que aumenta a produtividade, garante a qualidade e otimiza tempo e dinheiro. Ou seja, as atividades principais são priorizadas direcionando recursos e energia para o que realmente importa.
Essa é uma das maneiras mais efetivas para que as empresas possam aperfeiçoar as suas práticas de mercado e para que tenham sucesso com o negócio.
Otimização De Custos
A terceirização pode levar a reduções significativas de custos, pois as empresas não precisam arcar com despesas das atividades de seleção, recrutamento, admissão, treinamentos e avaliações periódicas. A empresa também deixa de lidar com questões trabalhistas, já que os encargos ficam por conta da prestadora de serviço. Além disso, muitas vezes, os fornecedores terceirizados podem oferecer serviços a um custo mais baixo devido à economia de escala (aquisição de uma grande quantidade de tecnologias e materiais pode reduzir o custo médio por unidade).
Acesso A Especialistas
Uma empresa terceirizada é especializada nos serviços que entrega, portanto, contratá-la lhe dá acesso a autoridades em áreas específicas, que podem trazer um alto nível de conhecimento e experiência para a organização. Isso pode resultar em uma qualidade superior de trabalho e soluções mais eficazes. Também se nota a diminuição de desperdício, a redução do quadro de funcionários diretos e aplicação de tecnologias e soluções específicas para determinadas tarefas.
Redução De Riscos Trabalhistas
Reduzir os riscos trabalhistas é fundamental para proteger os funcionários, cumprir a legislação, reduzir custos, aumentar a produtividade, melhorar a reputação da empresa e criar um ambiente de trabalho positivo e seguro. É um investimento essencial para o sucesso e a sustentabilidade de qualquer negócio.
A terceirização permite que as empresas transfiram muitos dos riscos, como questões jurídicas e regulatórias, para o fornecedor de serviços terceirizados. Isso pode ajudar a proteger a empresa de litígios e outras responsabilidades desse campo.
Melhoria Da Eficiência Operacional
Não é fácil adquirir conhecimento em determinada área. Essa tarefa pode levar anos de trabalho duro e dedicação. Esse é mais um ótimo motivo para contratar uma terceirizada de serviços. Fornecedores como a Gocil se dedicam por anos a fio para adquirir todo o know how (como fazer) para a entrega de mão de obra especializada. Essas empresas muitas vezes desenvolvem processos otimizados com a utilização de recursos tecnológicos avançados, o que pode levar a uma maior eficiência operacional com desempenho aprimorado.
Tempo De Resposta Rápido
O ambiente de negócios está em constante mudança, com novas tecnologias, tendências de mercado e demandas dos clientes surgindo continuamente. Empresas flexíveis podem se adaptar mais facilmente a essas mudanças, ajustando suas estratégias, processos e produtos para atender às novas demandas e permanecerem competitivas.
Terceirizar serviços permite que as empresas respondam mais rapidamente às mudanças nas condições de mercado ou nas demandas dos clientes, uma vez que os fornecedores de serviços podem se adaptar com mais agilidade, ou seja, a terceirização permite uma tomada de decisões mais rápida, primordial no cenário de alta competitividade atual.
SLAs Definidos / Maior Qualidade E Consistência
SLA é a sigla para “Service Level Agreement”, que em português significa “Acordo de Nível de Serviço”. Um SLA é um contrato formal entre um provedor de serviços e um cliente, estabelecendo os níveis de serviço que o provedor se compromete a oferecer. O SLA define claramente os serviços a serem prestados, os padrões de desempenho esperados, as responsabilidades do provedor e do cliente, bem como os procedimentos para lidar com situações de falha ou não conformidade. Ele também pode incluir métricas específicas de desempenho, como tempo de resposta, disponibilidade do serviço, tempo de resolução de problemas, entre outros.
Fornecedores de serviços terceirizados geralmente têm padrões de qualidade e SLAs para manter a consistência e a qualidade do trabalho, o que pode ser benéfico para as empresas e seus clientes.
Acesso A Recursos Tecnológicos Avançados
A terceirização pode proporcionar às empresas acesso a tecnologias e ferramentas avançadas que, de outra forma, seriam caras ou difíceis de implementar internamente. As prestadoras de serviços terceirizados estão sempre em busca de inovações para tornar o serviço prestado mais efetivo com a utilização de menos recursos. Empresas como a Gocil possuem equipes focadas em buscar novas tecnologias e adquiriram expertise em aplicar soluções para manter os trabalhos assertivos com altos níveis de qualidade.
Controle De Absenteísmo
Podemos definir a palavra absenteísmo como “estar ausente” ou simplesmente “falta”. O absenteísmo pode ser um grande problema para os níveis produtivos. Se um colaborador do quadro orgânico faltar, a gerência não conseguirá repor sua ausência e as atividades deste não serão feitas ou serão direcionadas a outro colaborador, em outras palavras, haverá sobrecarga de trabalho. Ao contratar uma terceirizada, a organização passa a não sofrer mais com as faltas de funcionários. Quando um funcionário terceirizado falta, é enviado outro em seu lugar, evitando a interrupção dos serviços.
Conclusão
É visível que uma empresa que terceiriza os serviços que não são seu core business possui uma estratégica melhor e uma estrutura organizacional mais enxuta, além de aproveitar todo o conhecimento técnico e tecnologias oferecidas pela terceirizada.
Todas essas vantagens geram maior agilidade nas decisões executivas, maior lucratividade e crescimento, favorecendo a economia e a competitividade.
No entanto, é importante observar que, embora a terceirização ofereça muitas vantagens, também apresenta desafios, como a necessidade de gerenciar relacionamentos com fornecedores, garantir a conformidade regulatória e manter o controle sobre a qualidade dos serviços terceirizados. Portanto, a decisão de terceirizar deve ser tomada com cuidado e consideração das necessidades específicas da empresa.
Portanto quando o assunto é terceirização de multisserviços, a Gocil pode ser uma valiosa aliada. As equipes da Gocil são preparadas e treinadas para resolver demandas, das mais simples às mais complexas, possibilitando assim a continuidade dos seus negócios e o bem-estar de todos os que frequentam a sua empresa.
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