Uma empresa que se preocupa constantemente com a segurança do seu patrimônio deve saber como se manter protegida. Atualmente, as ameaças afetam não apenas o ramo físico, como também o digital de uma empresa, o que torna o planejamento estratégico de segurança algo fundamental.
Neste artigo você vai saber como esse planejamento é elaborado e como a Gocil pode ajudar.
A estrutura de um planejamento de segurança patrimonial
Nós podemos dividir o planejamento de segurança patrimonial em algumas etapas diferentes. Veja a seguir mais sobre elas:
Avaliação de riscos
Nessa primeira etapa do planejamento estratégico de segurança são analisadas as vulnerabilidades físicas da empresa como a necessidade de instalação de cercas, implantação de controle de entrada de pessoas e veículos, câmeras e portarias.
Por ser a primeira etapa, é fundamental que essa avaliação seja feita por profissionais que identifiquem bem as necessidades da empresa.
Na Gocil, a avaliação de riscos é feita por meio de profissionais envolvidos na capazes de encontrar:
- quais os potenciais riscos ao patrimônio;
- a probabilidade de ocorrência;
- o impacto que eles geram em caso de concretização do risco.
São analisados riscos desde assaltos, incêndios, sequestros até compartilhamento de informações sigilosas. Ou seja, tudo o que pode prejudicar a empresa das mais diversas formas.
Avaliação operacional e das normas
Todo bom planejamento estratégico é baseado nas normas da empresa. Depois de analisar os riscos e antes de dar início às ações, é preciso entender o comportamento dos colaboradores, nível de circulação de visitantes, carros e acesso a diferentes ambientes.
Nesta etapa, são definidos também o sistema de controle de acesso mais eficaz para as normas e também o estudo de horários de funcionamento de cada área da empresa.
Criação do planejamento de contingência
Depois de todas essas análises serem feitas, é hora de elaborar e colocar em prática o planejamento de segurança. Na Gocil, todos os especialistas são altamente treinados e confiáveis para enfrentar qualquer situação. Isso é fundamental.
Nossos serviços de segurança patrimonial, por exemplo, cobrem todas as etapas necessárias de preparação de pessoal, assim como a escolha dos equipamentos e instalações a serem utilizados como:
- câmeras de segurança;
- portarias;
- catracas e outras formas de controle de acesso;
- rondas de vigilância;
- central de monitoramento capaz de ativar e desativar remotamente equipamentos, rastrear ativos e produtos.
Saiba mais sobre o planejamento estratégico de segurança da Gocil
Uma empresa especializada em segurança, como a Gocil, deve saber definir todos os procedimentos antes de colocá-los em prática. No planejamento estratégico, é preciso também estar preparado para imprevistos.
A Gocil tem mais de 35 anos no segmento de segurança e multisserviços. Utilizamos tecnologias de ponta aplicadas na gestão da operação dos nossos clientes como parte fundamental das nossas soluções.
Saiba mais sobre os serviços de segurança da Gocil! Se preferir, converse com nossos especialistas!
muito bom, estou terminando a faculdade de gestão em segurança privada e tem essa matéria e muito interessante