A gestão de facilities, quando feita internamente, pode demandar muito tempo e recurso, além de profissionais voltados para essa função — o que a grande maioria dos negócios não possui. Por essa razão, a terceirização se torna uma excelente opção para hospitais, escolas e empresas dos mais diversos segmentos.
Mas, afinal, será que é realmente vantajoso terceirizar essa área? E como garantir uma boa gestão? Descubra no artigo!
O que faz a área de facilities?
Antes de tomar a decisão de que terceirizar a gestão de facilities é a melhor alternativa para o seu negócio, é preciso compreender qual papel dessa área dentro de uma empresa.
Este setor é responsável por gerenciar todas as atividades relacionadas à administração e manutenção predial. A função é considerada indispensável pois garante o funcionamento adequado e seguro do espaço físico, além de torná-lo mais agradável e produtivo aos funcionários e frequentadores.
Alguns dos serviços mais comuns que fazem parte da área de facilities são:
- limpeza: o objetivo é proporcionar um ambiente limpo e organizado para que os profissionais consigam trabalhar com foco e alta performance;
- copa: é responsável por cuidar da parte da cozinha e preparação de alimentos, sendo ideal para garantir conforto e melhorar a imagem sobre o empreendimento.
- recepção: é fundamental que os profissionais sejam bem treinados para atender clientes e visitantes com qualidade;
- manutenção: tem finalidade de evitar falhas que atrapalhem a rotina de trabalho ou coloquem em risco a segurança de quem frequenta o local. Defeitos técnicos, estruturais e hidráulicos são exemplos de problemas que devem ser evitados.
Todos esses facilities não estão necessariamente ligados à área de atuação da empresa, mas são pontos estratégicos que contribuem para a produtividade, performance e segurança. Portanto, é uma função que deve ser desempenhada por especialistas que tenham o conhecimento de processos!
Quais as vantagens de terceirizar a gestão de facilities?
Passar a função de gestor de facilities para líderes que não entendem do assunto é um erro. Além de roubar o tempo de profissionais que deveriam estar focados em outras funções, também prejudica o resultado final da estratégia.
Por essa razão, a terceirização da gestão de facilities é uma solução inteligente e bastante vantajosa. Veja só os benefícios:
- maior foco na atividade-fim do negócio: os profissionais da empresa poderão direcionar suas energias ao negócio em si;
- menos burocracia: com a terceirização é possível dispensar regras burocráticas de contratação de funcionários;
- redução de custos operacionais: é possível economizar com custos diversos, como valores gastos com folha de pagamento e treinamentos. Além disso, o gerenciamento de facilities evita gastos excessivos com manutenção de última hora;
- melhora nos serviços prestados: contar com uma empresa especializada influencia positivamente no resultado final.
Contudo, para garantir uma boa gestão de facilities, é fundamental buscar por parceiros com ampla experiência na área. Para isso, sempre busque mais informações sobre a companhia, verifique a reputação da marca na internet e confira o site oficial da empresa!
Gostou de saber como fazer uma boa gestão de facilities com empresas terceirizadas? Saiba mais também sobre as vantagens de terceirizar o serviço de segurança na sua empresa e acompanhe os artigos do Blog da Gocil