Hoje existe uma série de tecnologias que, em conjunto a outras soluções, garantem uma maior segurança para um local, seja ele residencial ou empresarial. Esses sistemas de controle de acesso são importantes para identificar quem entra e sai de um determinado estabelecimento fornecendo, além de segurança, um melhor gerenciamento interno.
Mesmo com um profissional dedicado, alguns ambientes pedem segurança redobrada. Nesses casos, o auxílio da tecnologia é fundamental. Continue lendo para saber mais!
A utilidade do controle de acesso
Existem diversos tipos de controle de acesso. Alguns permitem o controle remoto, outros por reconhecimento de voz, cartões e biometria, por exemplo. A escolha do sistema vai depender das necessidades específicas de cada local.
O principal objetivo dessa tecnologia é o gerenciamento do fluxo de funcionários, usuários, visitantes, prestadores de serviço e veículos a espaços pré-determinados. Essa liberação pode estar atrelada ao perfil do usuário ou ao responsável pela autorização de entrada. Tudo isso com o objetivo de preservar a segurança das pessoas e o patrimônio da empresa.
Escolha o melhor tipo de controle de acesso para ter mais segurança e praticidade em sua empresa
Para ajudar no seu entendimento sobre o assunto e na sua escolha, listamos os tipos de controle mais utilizados atualmente:
Portaria à distância (remota)
Esse é um tipo de controle de acesso onde a tecnologia é fundamental, já que não há a presença física de um profissional no local. Na portaria remota, o atendimento acontece por uma central de monitoramento via câmeras e softwares específicos. Sendo assim, se faz muito importante a definição de protocolos de liberação e engajamento dos funcionários, ou moradores.
Identificação de pessoal por senha
Muito utilizada por empresas com grande circulação de funcionários, ou condomínios residenciais, essa opção permite que a locomoção de moradores ou colaboradores seja feita mediante a digitação de uma senha previamente cadastrada.
É uma maneira de tornar o fluxo de pessoas prático e simples. No entanto, é indicada para locais que não requerem uma segurança muito alta, já que essas senhas podem ser repassadas para pessoas não autorizadas.
Identificação por biometria
Engana-se quem acha que a biometria é uma tecnologia que se restringe apenas à identificação por impressões digitais. Isso porque esse tipo de segurança é capaz de realizar reconhecimento de voz, face e olhos e, por isso, é recomendado por fornecer um nível de segurança maior.
Identificação via cartão de proximidade
Muito útil para empresas que, além do controle e segurança das pessoas, desejam registrar o horário de entrada e saída dos seus funcionários (registro de ponto). Seu uso é bem simples: basta que o cartão, onde está registrado a identificação da pessoa, seja aproximado no leitor.
Para escolher o melhor tipo de controle de acesso é importante que a empresa avalie muito bem suas necessidades, que podem ir além da segurança e privacidade, como uma análise comportamental de seus funcionários ou convidados.
Para saber mais sobre segurança e continuar recebendo dicas importantes como essas, acompanhe o blog da Gocil!
Eu adorei