O mapa de risco é fundamental para as empresas assegurarem a saúde e a segurança laboral dos seus funcionários em todos os níveis. E sua criação é de responsabilidade da organização, seja sua elaboração feita internamente ou por meio da contratação de uma prestadora de serviço especializada. Entenda mais sobre esse mapeamento e veja como realizá-lo com a ajuda da Gocil.
O que é mapa de risco?
O mapa de risco é uma representação gráfica de reconhecimento das ameaças existentes em um ambiente de trabalho. Seu principal objetivo é mostrar onde estão os perigos dentro da empresa de maneira clara e compreensível para todos. Para tanto, usam-se círculos e cores para sinalizar os pontos de atenção.
Elaborar um mapa de risco é uma ação fundamental na busca por garantir a proteção dos colaboradores da empresa. Mas para que a estratégia seja realmente eficiente, é preciso que todo o local seja estudado e diagnosticado por uma equipe especializada.
Quais são os níveis e os tipos de risco no ambiente de trabalho?
Cada ambiente de trabalho pode oferecer variados tipos e níveis de risco. E apenas o diagnóstico feito por uma empresa ou profissional especializado é capaz de definir como eles devem ser apontados no mapa de risco. Conheça os diferentes níveis e tipos de risco:
Nível de risco
No mapeamento, os círculos são desenhados e separados pelo nível de risco:
- círculo pequeno: risco leve e já controlado;
- círculo médio: risco moderado que pode ser controlado;
- círculo grande: risco elevado, representa ameaça de morte, mutilação ou doenças, não pode ser controlado ou reduzido.
Tipo de risco
Depois dos círculos, é feita a identificação dos níveis de risco, que são separadas por cor:
Riscos físicos (verde)
Vibrações, ruídos, radiações ionizantes e não-ionizantes, pressões anormais, frio, calor e umidade.
Riscos químicos (vermelho)
Fumos, poeiras, gases, neblinas, vapores e substâncias químicas em geral.
Riscos biológicos (marrom)
Bactérias, vírus, parasitas, fungos e bacilos.
Riscos ergonômicos (amarelo)
Esforço físico intenso, levantamento e transporte manual de peso, excessividade, repetitividade de movimentos, situações que causem estresse físico ou psíquico etc.
Riscos de acidentes (azul)
Riscos de incêndio ou explosão, eletricidade, animais peçonhentos e outros elementos que podem ocasionar acidentes.
Depois da aprovação, o mapa de risco fica exposto em local visível para todos os colaboradores.
Quem realiza o mapeamento de risco?
O mapeamento de risco deve ser elaborado pela CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) em parceria com os trabalhadores. Caso sua empresa não tenha essa comissão, poderá contratar uma empresa de segurança, como a Gocil, para criar o documento.
Qual é a importância do mapa de risco?
O mapa de risco é um item obrigatório de segurança, segundo a portaria DNSST nº 5, de 17 de agosto de 1992. De acordo com essa regulamentação, toda empresa é obrigada a dispor dessa ferramenta, pois ela é fundamental para garantir a proteção dos funcionários e evitar acidentes.
A portaria ainda determina que a não elaboração desse documento pode resultar em sanções como multas aplicadas pelo Ministério do Trabalho, com valores que variam entre R$300 e R$3.500.
Além da lei obrigar a ação, sua empresa precisa considerar que o mapeamento de risco promove um ambiente mais seguro, saudável e estável para os colaboradores, o que melhora a produtividade e a organização interna.
Como a Gocil trabalha para que sua empresa realize um mapa de risco?
Como dito anteriormente, se a organização não possuir CIPA, ela deve contratar uma empresa que ofereça a tercerização do serviço de segurança. A Gocil realiza o trabalho estudando o local e suas particularidades, listando e colocando em prática ações como:
- compilar o máximo de informações sobre a empresa para entregar um diagnóstico sobre a situação da segurança e saúde no trabalho;
- analisar os processos de trabalho no local;
- identificar os trabalhadores expostos aos riscos e suas atividades;
- entender as queixas mais comuns entre os funcionários e as doenças que levam a afastamento médico;
- identificar os riscos existentes e propor medidas preventivas;
Com base na pesquisa de campo e representação gráfica com a classificação de riscos abordadas anteriormente, a Gocil é capaz de reconhecer os riscos do ambiente e definir as estratégias para segurança da sua empresa. Isso poderá envolver treinamentos e contratação de profissionais de limpeza, serviços, vigilantes e bombeiros civis, por exemplo.
Nossa companhia está há mais de 35 anos no segmento de multisserviços e segurança, e atua na realização de mapeamento dos riscos e processos para empresas de diferentes portes. Acesse nosso site para conhecer mais sobre o nosso trabalho que ajuda a manter seu negócio alinhado à Lei e seus funcionários seguros.