Os extintores são essenciais para o combate imediato do foco de incêndios, contudo, o fogo pode surgir de diversas maneiras. Por isso, saber os tipos de extintores de incêndio é muito importante para se preparar de maneira adequada a cada situação.
Pensando na particularidade de cada chama e em suas decorrências, foram desenvolvidos diferentes modelos e você precisa saber para qual situação cada um deles é indicado, minimizando acidentes na empresa. Entenda melhor neste artigo!
Quais os tipos de extintores que existem?
Diferentes tamanhos e materiais, cada um dos extintores tem uma função para apagar os diferentes tipos de incêndio. É solicitado que apenas uma parte dos ocupantes da empresa realize o treinamento para manusear e usar o extintor em caso de necessidades.
Antes de entender os tipos de extintores, é preciso entender as classes de incêndio que variam de acordo com o material em combustão. São elas:
- classe A – aparas de papel e madeira, a indicação é feita por um triângulo verde. Indicado para incêndios em sólidos como madeira, borracha, plástico e papel;
- classe B – líquidos inflamáveis, a indicação é feita por um quadro vermelho.
- classe C – equipamentos elétricos, a indicação é feita por um círculo azul;
- classe D – metais combustíveis, indicado por uma estrela amarela;
- classe K – óleos e gorduras, indicado por um quadrado preto.
Agora que você já sabe as classes dos incêndios, confira os tipos de extintores e para qual ocasião cada um deles é indicado na empresa:
Tipo BC
Os extintores BC são utilizados para o combate de fogo em líquidos inflamáveis equipamentos elétricos. Geralmente, os extintores desse tipo utilizam uma composição em pó branca, a base de bicarbonato de sódio para cessar o incêndio.
Extintor tipo ABC
Esses extintores são utilizados para o combate de incêndios causados por líquidos inflamáveis, madeiras e até equipamentos elétricos. Geralmente, esse tipo de extintor é composto por uma composição amarela à base de amônia.
Extintor CO2
Conhecido como dióxido de carbono, esse é o extintor utilizado para o combate de fogo em líquidos inflamáveis e equipamentos elétricos. Esse não deixa resíduo por ser composto por um gás.
EM
O EM – também conhecido como espuma mecânica – é a base de água misturada com um tipo especial de detergente para combater os incêndios do tipo A e B.
Qual o melhor extintor para empresas?
Em relação à capacidade de extinguir o fogo, os modelos de extintor ABC e BC são eficazes para a classificação que foram designados. A grande vantagem é que o tipo ABC pode cessar uma classe de fogo a mais do que o BC.
O extintor ABC tem a capacidade de cessar incêndios causados por equipamentos elétricos, líquidos inflamáveis e aparas de papel e madeira, sendo o mais indicado para empresas.
A importância do bombeiro civil nas empresas
O trabalho do bombeiro civil nas empresas é muito importante pois são eles que estão sempre a postos e têm a primeira resposta a emergências, além de realizarem a manutenção de equipamentos de segurança contra os incêndios e atuam na prevenção de acidentes e controle das atividades e mapa de risco.
A Gocil oferece esse serviço com profissionais capacitados para garantir a segurança de todos na sua empresa. Confira nossa página de serviços e invista em algo que não pode ter erro: a sua segurança!