Tecnologia e Inovação, mais Segurança para o seu Negócio: Gocil.

RONDA URBANA: Ferramenta para Mitigar os Riscos Enfrentados pela População | Blog Gocil

 

RONDA URBANA: Ferramenta para Mitigar os Riscos Enfrentados pela População

Em meio às movimentadas ruas e à agitação das grandes metrópoles a questão da segurança se torna cada vez mais relevante. As cidades são palco não apenas de uma intensa atividade econômica e cultural, mas também de desafios relacionados à criminalidade e à violência urbana. Diante desse cenário, a presença e a atuação das empresas de segurança privada patrimonial, como a Gocil, especialmente por meio das rondas, desempenham um papel fundamental na proteção das ruas e residências. Vamos explorar a importância dessas rondas para a segurança nas grandes cidades e como elas contribuem para mitigar os riscos enfrentados pela população urbana.


As rondas urbanas são patrulhas feitas por empresas de segurança patrimonial em um perímetro definido. Muitas vezes esse serviço é contratado por um conjunto de moradores com o objetivo de melhorar a sensação de segurança nas proximidades de suas residências.
Geralmente a ronda urbana é composta por: agentes de segurança, veículos rastreados e adaptados com rádio transmissor (podem ser carros ou motocicletas), iluminação especial e outros dispositivos de segurança.
Essas rondas não apenas oferecem uma presença visível de agentes, mas também proporcionam uma série de benefícios que contribuem para a tranquilidade e proteção:

Prevenção de crimes:

A presença de rondas evita a ocorrência de crimes. Criminosos são oportunistas e preferem atuar em situações onde terão uma maior facilidade para cometer delitos, por isso eles tendem a evitar áreas monitoradas e patrulhadas regularmente. Além de responder eventos imediatos, as rondas têm uma atuação ativa no apoio na chegada e saída de moradores. Este é um momento essencial, onde podem ocorrer abordagens, furtos e assaltos.

Resposta rápida a incidentes:

Caso ocorra alguma situação de emergência ou crime, as rondas estão prontas para agir rapidamente, notificar as autoridades competentes e tomar as medidas necessárias para garantir a segurança das pessoas e propriedades. Além disso, durante as rondas, são feitos registros detalhados de atividades suspeitas, incidentes e quaisquer outras observações relevantes, fornecendo um histórico que pode ser útil para investigações futuras e para aprimorar as estratégias de segurança.

Monitoramento de áreas vulneráveis:

As rondas permitem o monitoramento constante de áreas consideradas mais vulneráveis à atividades criminosas, como ruas com pouca iluminação, locais de grande movimento ou residências desabitadas por períodos prolongados. As empresas de proteção patrimonial que realizam esse tipo de serviço muitas vezes têm um papel ativo na comunidade, oferecendo orientações de segurança, realizando palestras educativas e colaborando com as autoridades locais para promover um ambiente seguro para todos.

As rondas feitas por empresas particulares desempenham um papel vital na manutenção da segurança nas ruas e residências, oferecendo proteção preventiva, resposta rápida a incidentes e um ambiente mais seguro para todos.
A Ronda 24h Gocil conta com definição de rotas, botão de pânico para ocorrências e telefone exclusivo para atendimento. Além da aplicação dos processos mais inteligentes para atender, da melhor forma possível, as demandas de segurança patrimonial dos clientes.
Existe também a possibilidade de tornar esse serviço mais eficiente com a utilização de totens de monitoramento, como o Go-Vision da Gocil. Esses totens são instalados em locais estratégicos, como entradas de edifícios, estacionamentos, áreas públicas (geralmente em canteiros dos empreendimentos) ou em ambientes industriais, para monitorar e proteger as instalações e todos que nelas transitam. Aliás, já escrevemos um artigo focado nessa solução (acesse clicando aqui).
Mas atenção!!!
Ao contratar os serviços de ronda urbana é importante verificar se a empresa fornecedora é legalizada pela Polícia Federal. Assim você evita inconvenientes jurídicos e garante a qualidade operacional.

Quer saber mais sobre o que a Gocil pode fazer pelo seu negócio? Clique aqui e confira!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *