Tecnologias: BodyCam – Uma importante intermediadora entre a força policial e a comunidade
A adesão a tendências tecnológicas pode trazer muitos benefícios para qualquer empresa ou indústria, seja do segmento público ou privado. Por meio da adoção de novas tecnologias, é possível aumentar a eficiência operacional, melhorar a qualidade do produto ou serviço oferecido e reduzir o custo operacional. Também é possível conectar-se a novos mercados, aumentar a produtividade e criar novos modelos de negócios.
Além disso, a adoção de novas tecnologias pode melhorar a comunicação entre uma empresa e seus clientes. Isso pode levar o relacionamento entre essas duas partes a outros patamares.
Se você quer saber mais sobre, continue lendo o artigo!
Tecnologia à serviço da segurança
Um bom exemplo disso é a utilização de câmeras corporais pela Polícia Militar do Estado de São Paulo, as chamadas bodycam.
As bodycam tem sido amplamente utilizadas pelas equipes da polícia militar do estado, com o intuito de melhorar a segurança e prevenir a violência. Esse equipamento tem auxiliado significativamente na gestão do comportamento e no relacionamento entre policiais e comunidade.
Uma das principais vantagens do uso de bodycam pela Polícia Militar de São Paulo é a maior transparência na interação entre oficiais e cidadãos, pois as câmeras gravam tudo o que acontece durante as abordagens. Isso pode ajudar a prevenir possíveis abusos, fornecendo evidências claras de qualquer violação de direitos humanos.
Outro benefício significativo do uso de bodycam é o fato de que elas ajudam a melhorar o trabalho e a segurança dos próprios policiais, auxiliando a refutar alegações falsas e garantindo que os agentes sigam os procedimentos corretos. Graças à gravação de todas as interações, os oficiais são capazes de registrar qualquer incidente que possa levar a um processo legal.
No geral, parece que a bodycam é uma tecnologia que veio para ficar. O seu uso tem se mostrado extremamente benéfico para melhorar a segurança da comunidade, e principalmente para fortalecer e intermediar a relação entre policiais e civis , possibilitando inclusive a migração para o setor de segurança privada, que conta atualmente com um contingente de mais de um milhão de profissionais, segundo o Sindicato das Empresa de Segurança Privada, Segurança Eletrônica e Cursos de Formação do Estado de São Paulo (SESVESP). Ou seja, é uma tecnologia com potencial de crescimento exponencial para um futuro próximo.
A Gocil, como uma empresa de segurança pioneira do segmento de multisserviços, já utiliza a bodycam na prestação de serviços para diversos clientes.
São mais de 68 vigilantes equipados com essa tecnologia, gerando mais de 48 mil horas de gravação por mês.
Quer saber mais sobre as tecnologias empregadas na operação da Gocil? Clique aqui e confira.