A segurança é um dos aspectos mais importantes para empresas de todos os segmentos, condomínios residenciais, escolas, etc. Segundo pesquisa publicada em 2019 na Folha de S. Paulo, só roubos e furtos podem tirar 1,5% do faturamento das companhias. Por conta disso e de outros problemas, muitas estão apostando no gerenciamento de riscos.
Mas, afinal, como conseguir mapear os perigos em que o seu negócio pode estar envolvido? Leia este artigo para entender melhor:
- por que onde começar o gerenciamento de riscos da sua empresa;
- análise da vulnerabilidade física;
- avaliação das operações e da rotina;
- criação do planejamento.
Por onde começar o gerenciamento de riscos da sua empresa?
O ideal é começar o gerenciamento de riscos pela contratação de uma empresa especialista em segurança patrimonial, como a Gocil. Ela poderá avaliar uma série de aspectos da sua organização. Entre elas:
Análise da vulnerabilidade física
Muitas vezes, os empreendedores não têm ideia clara dos perigos que um patrimônio físico pode correr. Para eles, basta escolher um endereço considerado seguro para abertura do seu comércio, escola ou empreendimento residencial para não ter problemas com segurança.
Porém, não é bem assim. Além de sempre existir o risco de furtos e assaltos, independentemente da localidade, a propriedade pode sofrer com incêndios e outras ocorrências do tipo.
Avaliação das operações e da rotina
Depois de entender a estrutura física da empresa, é necessário saber como ela funciona no dia a dia. Ou seja, como é o acesso dos funcionários e veículos à propriedade, a circulação das pessoas da rua, a entrada de visitantes, etc.
Essas informações ajudarão a estabelecer o melhor planejamento e gerenciamento de riscos. Afinal, o empreendimento é muito mais do que um espaço, é também a forma como os indivíduos interagem no local.
Criação do planejamento
O planejamento é a fase mais prática do gerenciamento de risco. Nessa etapa, a empresa especialista pode sugerir diversas mudanças, como:
- catracas e outros controles de acesso;
- câmeras de segurança;
- vigilantes locais;
- serviço de portaria;
- central de monitoramento;
- e muito mais.
A Gocil tem uma equipe especialista e está há mais de 35 anos no segmento de multisserviços e segurança. Além disso, ela conta com a mais alta tecnologia para ajudar os clientes na preservação do patrimônio.
Quer entender melhor como isso pode fazer a diferença na sua organização? Então conheça melhor as soluções Gocil!