O bombeiro civil é um profissional essencial em ambientes privados e públicos de diversos segmentos. Ele atua na prevenção de riscos e é altamente treinado para agir em casos de acidentes. Quer saber por que seu estabelecimento deve contratar esse serviço? Continue lendo este artigo.
Os riscos de não contratar o serviço de um bombeiro civil
Os benefícios do serviço desse profissional são diversos, mas antes de conhecê-los é fundamental saber que a própria lei aponta para a obrigatoriedade da contratação de um bombeiro.
A lei n. 16.312, regulamentada pelo decreto n. 58.168 em 2018, discorre sobre a obrigatoriedade de uma brigada de bombeiros civis para estabelecimentos com capacidade para mais de mil pessoas. Na lista de estabelecimento estão:
- shopping center;
- hipermercados;
- lojas de departamento;
- campus escolares e universitários;
- hotéis;
- cinemas, teatros e casas de show;
- estádios e arenas esportivas;
- condomínios;
- estabelecimentos, edificações ou plantas que tem uma concentração média de 1.500 pessoas diariamente.
Esses profissionais irão assumir situações de risco, como incêndios prestando primeiros socorros e também agindo em casos de vazamento de produtos químicos e treinamento e coordenação da equipe para brigada de incêndio interno.
Quais são as atividades e serviços dos bombeiros civis?
Além da exigência legislativa, contratar o serviço de bombeiros civis é indicado pelos vários benefícios de suas atividades. Referente às responsabilidades operacionais, podemos destacar:
- inspeção de equipamentos de combate a incêndio e também com o objetivo de avaliar os riscos existentes para esse acidente ocorrer;
- inspeção e manutenção de rotas de fuga;
- propostas de soluções para possíveis irregularidades encontradas na segurança do local;
- atendimento ao Plano de Abandono Emergencial (PAE).
Mesmo sendo mais reconhecido pelo combate e prevenção a incêndios, o bombeiro civil também atua com salvamento aquático, resgate em alturas e atendimentos médicos. Esses profissionais são capacitados para se manterem vigilantes e atuarem com eficácia em situações de estresse. Seu treinamento é baseado em protocolos para que cuidem da segurança de patrimônios e pessoas.
Além disso, o bombeiro civil conscientiza e orienta as pessoas de um local para evitarem situações de risco e como agir em caso de incêndio e outros acidentes. Isso pode ser feito durante reuniões da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), muito comum em empresas, por exemplo.
Quais locais devem contratar bombeiros civis?
O bombeiro civil não deve ser visto como um gasto sugerido pela lei, mas sim como um investimento. Esse profissional é importantíssimo tanto para instituições públicas quanto privadas.
Lembrando que essa obrigatoriedade não se refere ao Brasil inteiro, por isso cada estabelecimento deve checar as leis do seu município. Isso não invalida o fato de que todo local que deseja evitar prejuízos e ter a certificação da segurança das pessoas e de sua estrutura deve contratar esse serviço.
Conheça o controle de combate a incêndio da Gocil. Nossos bombeiros civis atuam na prevenção e no combate a incêndios, além do atendimento a emergências!