SÓ HÁ SEGURANÇA QUANDO SE TEM CONFIANÇA
Confiança é a base de tudo. Só quando confiamos, temos total segurança no que fazemos. E quando temos uma parceria, no âmbito comercial, é ainda mais importante essa relação. Na filosofia oriental, confiança é requisito para se iniciar qualquer negócio. No mundo globalizado em que vivemos, isso não é diferente. Em todas as demais culturas, é o alicerce de qualquer relacionamento comercial e só se conquista com o tempo. Confiança é fruto da busca incansável por consistência, transparência e credibilidade nas operações, garantindo sempre o equilíbrio de longo prazo nas relações entre clientes, funcionários e parceiros. Apesar de todo o esforço de construção, pode-se dizer que a confiança é o ativo mais importante para qualquer organização enfrentar os desafios e mudanças constantes que o ambiente de negócios impõe. Hoje e no futuro.
Como conquistar a confiança no ambiente empresarial
Gerar uma cultura de transparência e fortalecer aspectos como credibilidade, reciprocidade e lealdade é fundamental na construção da confiança. Esse processo envolve uma adequada, transparente e eficiente gestão de informações. Nesse contexto, a confiança vem se tornando a moeda mais valiosa da atualidade, pois transmite credibilidade principalmente junto aos formadores de opinião. É importante notar, entretanto, que ela deve permear os diferentes níveis da empresa, seus processos operacionais internos e externos, bem como a cultura organizacional que faz a engrenagem da empresa funcionar diariamente. Mais do que nunca, é necessário inspirar confiança em todos os seus níveis.
Os diferentes níveis da confiança
No plano externo, uma empresa que conquista confiança é capaz de gerar não só a fidelização do cliente, como torná-lo ainda um ”embaixador da sua marca” ou um “influenciador” positivo. Afinal, é muito comum as pessoas recomendarem, indicarem ou falarem positivamente de empresas em que confiam. No plano interno, a confiança pode gerar um ambiente de trabalho mais sinérgico, integrado, ágil e eficiente. Quando um profissional confia nos colegas, supervisores e na gestão da empresa, a entrega final para o cliente e a sociedade invariavelmente supera expectativas. Desse modo, é possível afirmar que Inspirar Confiança é um pilar fundamental na construção dos valores e missão de organizações que buscam sucesso e excelência em todos os aspectos.
Confiança é Solidez. É Segurança. É Gocil.
Por Messias Santos, Diretor Financeiro da Gocil.