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Como Avaliar uma Equipe — Conheça os Indicadores de Desempenho

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Gerenciar uma equipe não envolve apenas motivação e treinamento, mas também certificar-se de que as expectativas da empresa para com os colaboradores estão sendo cumpridas. Para isso, existem os indicadores de desempenho. Saiba como avaliar sua equipe com esses KPIs.

Indicadores de desempenho para Facilities

Se você é um gestor de facilities, os indicadores de desempenho a seguir são essenciais para uma gestão efetiva. Se gerenciar outras áreas, as dicas abaixo também são altamente aplicáveis.

Financeiros

Sobre os indicadores financeiros, o principal indicador é a redução de custos chamada de ROI (Return over Investment ou Retorno sobre Investimento), que serve para avaliar a eficiência de um investimento. Além do ROI, é preciso focar em custos de:

  • contratação de serviços;
  • custos de limpeza, segurança e manutenção;
  • custos de energia;
  • despesas de reformas;
  • gastos em compras e insumos.

Processos operacionais

Outro KPI relacionado a área de facilities se refere a capacidade da equipe de resolver problemas. De forma direta, é preciso acompanhar:

  • tempo de resolução de um problema interno ou de clientes;
  • quantidade de manutenções preventivas em relação a manutenções corretivas;
  • eficiência dos sistemas e processos de comunicação;
  • tempo levado pelo colaborador para adaptação de mudanças organizacionais;

Relacionamento entre contratante e fornecedora

Se a sua empresa trabalhar com serviços terceirizados, é importante medir o relacionamento de ambas as partes. Um material para se apoiar na hora de realizar a mensuração dessa relação é o SLA (Service Level Agreement), o Acordo de Nível de Serviço.

Satisfação do cliente

Fundamental como medição do trabalho de uma equipe de qualquer segmento, o nível de satisfação do cliente demonstra como está o desempenho dos colaboradores. É preciso atentar-se aos seguintes pontos:

  • quantidade de reclamações de clientes;
  • percentual de satisfação;
  • taxa de cancelamento de serviços.

Em caso de indicadores voltados para facilties, eles devem estar ligados a áreas de segurança, limpeza e recepção.

Indicadores de desempenho para gestores de todos os segmentos

Seja um gestor de facilities ou não, os indicadores abaixo são praticamente obrigatórios para acompanhamento dos integrantes de sua equipe. São eles:

Nível de ociosidade das equipes

Para acompanhar o tempo ocioso de um colaborador é preciso somar o total de horas trabalhadas pelo total de horas contratadas. Além disso, se o cargo do colaborador envolver o deslocamento, é indicado somar o total de horas trabalhadas e deslocadas dentro de certo período e dividir pelo total de horas contratadas.

Cumprimento de metas e prazos

O índice de tarefas entregues dentro dos prazos, assim como o alcance de metas, são indicadores fundamentais. Isso porque, tais KPIs demonstram como está a agilidade do time, assim como a quantidade de trabalho.

Por fim, de nada adianta focar no cumprimento de prazos se a qualidade não for boa e as metas inalcançáveis.

Quer receber mais dicas para facilitar o dia a dia da sua gestão? Então cheque nosso artigo sobre as vantagens da terceirização de um serviço de segurança e continue acompanhando o blog da Gocil!

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