Tecnologia e Inovação, mais Segurança para o seu Negócio: Gocil.

Registro Ponto — Como a Catraca Eletrônica e o Controle de Acesso Podem te Ajudar

registro-ponto-como-a-catraca-eletronica-e-o-controle-de-acesso-podem-te-ajudar

Para qualquer tipo de empresa, o controle de acesso e registro de ponto pode ser algo desafiador e pede muito cuidado. Isso porque é justamente com base nas informações deste registro, que todo o cálculo de salário do colaborador é feito, por meio da análise de horas extras, faltas e atrasos.

Para que o registro da rotina de trabalho seja eficaz, o controle de acesso eletrônico é muito indicado. Conheça mais sobre os tipos e benefícios desses recursos!

 Vantagens do uso de controle de acesso para registro na folha de ponto 

Calcular corretamente a carga horária dos funcionários é uma tarefa de extrema importância para qualquer empresa. Afinal, é com base nas horas trabalhadas, devedoras e extras que os salários desses funcionários irão se basear. 

Modos antigos como controle de ponto manual, por meio de livros de ponto, além de não serem permitidos para empresas com muitos funcionários, podem gerar erros na contabilização de horas. Outras vantagens do uso do controle de acesso eletrônico incluem:

  • proteção da empresa contra processos trabalhistas: se um funcionário alegar que fez horas extras e a empresa não pagou, é possível comprovar a carga horária realizada por meio dos registros do controle;
  • integração a outros softwares de gestão: a catraca, por exemplo, pode ser interligada a outros controles de acesso e segurança, tanto físicos, quanto digitais. 

Como a catraca eletrônica é útil para registro de ponto 

A catraca é um tipo de controle de acesso físico utilizado tanto para medidas de segurança de ambientes como também para registro de ponto. 

 As vantagens desse recurso são:

  • baixo custo de administração e manutenção;
  • integração a outros sistemas de controle de acesso;
  • possibilidade da liberação de funcionários e visitantes em certos dias e horários pré-determinados;
  • geração de relatórios sobre a frequência dos colaboradores ou visitantes com informações de horários. 

Cada vez mais tecnológicas, as catracas eletrônicas podem funcionar por meio de aproximação de cartão com chip, código de barras ou biometria. 

Os tipos de controle de acesso para registro de ponto

O registro de ponto se torna um processo muito mais simples e seguro não apenas com o uso de catracas eletrônicas, como também com os tipos de controle de acesso abaixo:

  • identificação por senha: isso permite a locomoção de colaboradores mediante a digitação de senha previamente cadastrada por meio de controle remoto, reconhecimento de voz e cartões;
  • biometria: é um tipo de controle de acesso muito seguro que não se limita apenas à identificação de impressões digitais mas também de face e olhos;
  • cartão de proximidade: como dito, o cartão é uma opção de controle de acesso simples que pode ser usado em catracas ou outros tipos de leitores de chips e código de barras. 

Agora que você já sabe a eficácia dos controles eletrônicos, pode contar com uma empresa séria e dedicada, como a Gocil, que trabalha há anos garantindo os mais diversos serviços de segurança em ambientes particulares e corporativos. 

Conheça os serviços de segurança e controle de acesso da Gocil e conte com nossos especialistas, que possuem todo o know how no assunto, para identificar o melhor tipo de equipamentos conforme as necessidades da sua empresa! 

One Reply

  1. Gabriel Machado Carlos
    at 5:51 am

    Olá, tudo bem?
    Me chamo Gabriel Machado Carlos sou estudante de Analise e desenvolvimento de sistemas e apaixonado por tecnologia e praticidades, gostaria de indicar um possível cliente para vocês, minha namorada trabalha em uma empresa grande que tem 3 turnos de trabalho e na qual eles possuem um sistema ponto somente para entrada, horário de almoço e finalização de expediente, eles possuem algumas catracas já, mas somente para entrada e saída do refeitório para o almoço, só que os colaboradores têm horários de café e pausas descanso que são anotados em planilhas manuais, tendo um funcionário só pra isso na porta. Foi aí que eu identifiquei um pequeno problema, pensa comigo se tudo fosse digital? onde eles não precisam de um funcionária só pra isso e também não gastaria um monte com papéis, imagina o quanto eles não gastam com isso, o quanto eles podem economizar e facilitar para o RH da empresa, tendo controle digital para todos os horários podendo automaticamente classificar quem está cumprindo com seus horários corretamente e quem não está. A empresa na qual me refiro é a Avenorte – Avícola Cianorte LTDA, Guibon Foods. Site da empresa: avenorte.com.br/
    Bom estou indicando um possível cliente para vocês porque como eu disse sou estudante de ADS e apaixonado por praticidades, a indicação esta dada e espero que vocês consigam mais um cliente para o portfólio de vocês.

    Obrigado pela atenção.

    Att,
    Gabriel Carlos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *