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O Que é Balanced Scorecard e Como Aplicar em sua Empresa?

O Que é Balanced Scorecard e Como Aplicar em sua Empresa?

O Balanced Scorecard, também conhecido pela sigla BSC, é um modelo de gestão estratégica criado para desenhar o planejamento de uma empresa de forma mais abrangente com foco no crescimento sólido. Ele permite concretizar a visão da empresa ao gerenciar os objetivos a longo prazo.

Se o seu objetivo como gestor ou empreendedor é melhorar o desempenho da sua organização e crescer de forma consistente, essa ferramenta de gestão será de grande ajuda. Entenda melhor sobre o assunto neste artigo!

Quais as vantagens do Balanced Scorecard?

Guiar-se apenas por indicadores financeiros não contribui para que a empresa se mantenha inovadora e competitiva no decorrer dos anos. Já com o Balanced Scorecard, é possível:

  • ter uma visão mais simples e intuitiva do planejamento estratégico: desta forma, fica mais fácil que todos os colaboradores sigam as estratégias traçadas, além de visualizarem o futuro da empresa;
  • trabalhar para o aperfeiçoamento contínuo: conforme os objetivos traçados sejam cumpridos, é possível atualizar o BSC com as novas metas;
  • integrar com outros indicadores: é possível unir outros indicadores, inclusive os financeiros, a essa estratégia;
  • melhorar a comunicação de metas: quando fica mais clara a comunicação das metas grupais e individuais, maiores as chances do cumprimento desses objetivos.

Como aplicar essa estratégia na minha empresa?

A aplicação do Balanced Scorecard na sua empresa deve ser feita pensando em quatro perspectivas: financeira, dos clientes, dos processos internos e do aprendizado e crescimento. Entenda:

Perspectiva financeira

Avalie quais são os objetivos financeiros da empresa de curto, médio e longo prazo. Você pode determinar, por exemplo, aumentar as fontes de renda, estabilizar o fluxo de caixa, etc.

Para alcançar o resultado pretendido, quais metas precisam ser estipuladas? Para isso, você pode usar métricas como Retorno Sobre Investimento (ROI), Custo de Aquisição de Clientes (CAC) e Ticket médio.

Perspectiva dos clientes

O próximo passo é definir quais serão os esforços da empresa para melhorar a participação no mercado e conquistar mais clientes. Vale ainda deixar no radar a retenção de consumidores e a melhora no índice de satisfação.

Para alcançar esses objetivos, a dica é compreender completamente as necessidades do seu público-alvo e oferecer soluções que resolvam a dor do consumidor.

Perspectiva dos processos internos

A terceira perspectiva do Balanced Scorecard são os processos internos. Aqui, o principal objetivo é identificar quais processos mais impactam no seu negócio e no relacionamento com o cliente para aperfeiçoá-los.

Para te ajudar, você pode levar em conta indicadores de produtividade, compliance e inovação, por exemplo.

Perspectiva do aprendizado e crescimento

Por fim, você deve definir os objetivos estratégicos para tornar a empresa e toda a equipe mais capaz de realizar suas ações e cresça cada vez mais.

Para alcançar essa meta, vale investir em capacitação e treinamento de funcionários, incorporação de uma cultura de qualidade e promover iniciativas que geram maior satisfação nos colaboradores.

Gostou de descobrir como o Balanced Scorecard pode contribuir para o crescimento da sua empresa? Acompanhe mais dicas de gestão e estratégia no blog da Gocil.

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